A Xiaomi, uma das gigantes dos eletroeletrônicos na China, decidiu espandir seus negócios para o mundo automotivo, e seu novo modelo, o SU7, é a mais recente novidade da marca. Assim como é de praxe em seus celulares e eletrônicos, o sedã esportivo elétrico também é recheado de tecnologias.
Apesar do visual um tanto genérico, com algo entre o BYD Seal e o Porsche Taycan, o modelo se destaca mesmo nos números. Alcance elétrico de mais de 800 km em uma só recarga, cortesia da bateria de 101 kWh, e potência de até 673 cv, com 0 a 100 km/h em 2,8s.
Tais resultados são fruto do arranjo cell-to-body (CTB), que muda a hierarquia das baterias em um elétrico. O formato permite a substituição de partes defeituosas, sem a remoção completa da bateria, mas tem muito do espaço perdido pelas estruturas que envolvem as células, sempre agrupadas em forma de pacote.
Falando do SU7, uma prensa de 1.000 toneladas instala as células diretamente no chassi, eliminando inúmeros pontos de solda e tornando o carro mais resistente. A bateria ajuda na rigidez torcional da carroceria, com materiais elásticos substituindo o aço na proteção contra batidas, por exemplo.
Com até 25% mais baterias no mesmo lugar, a marca já prevê uma autonomia de até 1.200 km em modelos maiores. O formato também ajuda a evitar o superaquecimento das células, um problema sério em modelos elétricos. Água e aerogel ajudam a manter o sistema refrigerado, e favorecem o carregamento ultrarrápido: 10 minutos para 390 km, ou 510 km em 15 min.
Tecnologia de bateria aumenta a rigidez do Xiaomi SU7
Outro fator impressionante na tecnologia é o motor elétrico. Feitos com aço elétrico, os motores feitos para o modelo já registraram a rotação recorde de 27 mil rpm, refrigerado com serpentinas de óleo, ajudando a entregar o torque ainda mais depressa. Além disso, as 72 partes do SU7 são juntas à carroceria graças a uma gigantesca prensa, algo já utilizado pela Tesla e pela Toyota, por exemplo. Isso economiza o tempo de produção, e favorece a rigidez do modelo.
Para os fãs de tech, o SU7 tem futurismo até nas assistências à direção. O modelo tem 15 radares, 11 câmeras e até raio laser para ajudar na estrada. A condução autônoma é comandada por esses sistemas, que geram um mapa 3D ao redor do carro, com precisão de 10 cm. Outro algoritmo elimina chuva e neve das medições, e detecta objetos entre 5 cm e 10 cm ao redor do modelo.
Além disso, é possível comandar vários aparelhos da marca de dentro do SU7, como itens de casa, como lâmpadas. Quem vai atrás não fica desabonado, com telas para os passageiros, que viram tablets. Além disso, os dispositivos são sincronizados com o display central.
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