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Carro popular: decreto pode ressuscitar mercado de veículos PCD
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Carro popular: decreto pode ressuscitar mercado de veículos PCD

Com o decreto do carro popular na próxima semana, mercado de veículos PCD pode voltar com hatches, sedãs e até SUVs abaixo de R$ 100 mil

Ana Carolina Bilatto, Especial para o Jornal do Carro

02 de jun, 2023 · 5 minutos de leitura.

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PCD Carro popular
Público PCD pode conseguir isenção total ou parcial do IPVA
Crédito:Reprodução/Internet

O decreto do carro popular, que sairá na próxima semana, poderá ressuscitar o mercado de veículos para PCD (Pessoas com Deficiência). Tal como o Jornal do Carro antecipou logo no início de 2020, o segmento foi extinto com a disparada dos preços dos carros. Afinal, praticamente não havia modelos com câmbio automático por menos de R$ 70 mil. Este era o teto para a isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Mas isso pode mudar com o novo pacote do governo.

Nos últimos dois anos, os limites para abatimento nos impostos foram atualizados. Assim, os carros PCD passaram a ter um teto de R$ 100 mil para isenção de ICMS, e de R$ 200 mil para a liberação do IPI. Pois, com o decreto do carro popular, o mercado pode voltar a oferecer SUVs compactos, por exemplo, em versões mais simples com preço abaixo de R$ 100 mil. O primeiro da lista será o Fiat Pulse com câmbio automático CVT.



Kicks S Direct PCD
Nissan Kicks S Direct PCD (Nissan/Divulgação)

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Após sumiço, carros PCD podem voltar

A pandemia trouxe muitos desafios para a indústria automobilística, como, por exemplo, a disparada do dólar e dos custos alfandegários e de logística. Por isso, os preços dos carros novos dispararam de tal forma, que, atualmente, o Renault Kwid e o Fiat Mobi, carros mais baratos do País, custam a partir de R$ 69 mil. Já o carro com câmbio automático mais acessível do mercado é o Fiat Argo Drive CVT, com tabela de R$ 92.990. Assim, há poucos modelos abaixo de R$ 100 mil.

Entretanto, com o pacote do carro popular, sedãs e SUVs compactos que custam abaixo de R$ 120 mil terão descontos de até 10,96%, conforme anúncio do governo. Dessa forma, o Nissan Kicks, que começa em R$ 112.990 e é feito em Resende (RJ), poderá ter uma versão de entrada com preço de R$ 100.607. Ou seja, se a marca japonesa enxugar os equipamentos, podemos ter um Kicks S Direct de R$ 99.990, ou seja, dentro do teto de isenção de ICMS.

Dessa forma, com os descontos no IPI e no PIS/Cofins, já obtidos com o plano do carro popular, mais o abatimento do ICMS, o Kicks ficaria ainda mais acessível. Por enquanto, é apenas uma projeção. Porém, considerando que o SUV da Nissan é um dos mais econômicos da categoria e é nacional, o cenário é factível. E que pode incluir outros modelos, como o antigo Hyundai Creta (ainda disponível), além de Renault Duster e Caoa Chery Tiggo 5X.


Os 10 SUVs mais baratos e os preços estimados com redução de IPI e PIS/Cofins

  • Fiat Pulse Drive 1.3 – de R$ 100.990 para R$ 89.922
  • Peugeot 2008 Allure 1.6 – de 102.990 para R$ 91.702
  • Citroën C4 Cactus Live 1.6 – de R$ 108.990 para R$ 97.045
  • Renault Duster Intense 1.6 – de R$ 112.990 para R$ 100.606
  • Nissan Kicks Active 1.6 – de R$ 112.990 para R$ 100.606
  • Volkswagen T-Cross Sense 200 TSI – de R$ 116.550 para R$ 103.776
  • Hyundai Creta Action 1.6 – de R$ 116.590 para R$ 103.811
  • Volkswagen Nivus Comfortline 200 TSI – R$ 127.390 (ultrapassa o teto)
  • Chevrolet Tracker AT – R$ 127.690 (ultrapassa o teto)
  • Hyundai Creta Comfort 1.0 – R$ 132.890 (ultrapassa o teto)

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