As montadoras resolveram, de vez, dominar não só as ruas, mas também os céus. Depois de Toyota e Hyundai, a aposta agora parte da Stellantis. Ou seja, a dona de marcas como Fiat, Jeep, Peugeot, entre outras marcas, vai fabricar o táxi voador Midnight. O projeto é norte-americano e tem parceria com a startup Archer Aviation, também dos EUA.
Com motor 100% elétrico e nível avançado de automação, o eVTOL, sigla de veículo elétrico de decolagem e pouso vertical, é prometido para 2024. O carro voador, a princípio, sairá das linhas de produção de Convington, na Georgia (EUA), e que contará com apoio técnico direto da Stellantis. E não é só isso. Afinal, a gigante vai investir US$ 150 milhões, uns R$ 800 milhões na conversão direta, no projeto.
De acordo com as empresas parceiras, a ideia é fabricar 2.300 unidades anualmente.
O novato pode chegar a 161 km de autonomia com até quatro passageiros a bordo – sem contar o piloto. No total, são 450 kg de capacidade máxima. Desse modo, o Midnight fará voos num raio de aproximadamente 30 km da decolagem. A recarga dura, em média, 10 minutos. Seis conjuntos independentes de bateria reforçam a segurança operacional. Chega a velocidade máxima de 240 km/h.
Em relação às características estéticas, o Midnight tem 12 hélices. Seis delas são basculantes – função consiste em rotacionar para suprir a energia necessária para decolar e se movimentar para frente.
A princípio, cabe salientar que a startup Archer Aviation foi fundada no ano de 2018 por Brett Adcock e Adam Goldstein. Sua sede fica em San José, na Califórnia (EUA).