Os destaques de vendas de 2019 não serão “nomes” muito diferentes dos de 2018. A principal mudança, como era de se esperar, está no segmento de SUVs. Afinal, é a categoria que mais vem chamando a atenção do consumidor, e está em constante renovação.
Em um mercado com cada vez menos segmentos – afinal, hatches médios e peruas praticamente não existem mais -, listamos abaixo quais serão os destaques de vendas por segmento.
Hatches e o número 1 entre os destaques de vendas
O Onix será o carro mais vendido do Brasil pelo quarto ano seguido. E, mais uma vez, com folgas. Nem a já anunciada mudança do modelo foi capaz de fazê-lo perder o ritmo de emplacamentos.
Em setembro, foi anunciado que a nova geração do Onix começaria a ser vendida em novembro. Ainda assim, no mês passado, ele brilhou no mercado.
O Onix somou em outubro 21.198 emplacamentos, seu segundo melhor resultado do ano. O mês só foi superado por maio, quando o Chevrolet registrou 22.276 unidades vendidas.
No acumulado do ano, o Onix tem 200.588 emplacamentos. O modelo mais próximo, Ford Ka, soma 86.443.
Sedãs
Entre os compactos, o Prisma fez bonito durante quase o ano todo. E, mesmo tendo se despedido do Brasil no mês passado, vai ser o mais vendido da categoria em 2019.
Isso porque o sedã compacto mais vendido agora é o sucessor do Prisma, Onix Plus. E, com apenas três meses de emplacamentos, ele não é ameaça ao resultado final do predecessor.
O Prisma tem 69.693 emplacamentos. O rival mais próximo, Virtus, tem 38.608. Em dois meses, não dá mais para alcançar.
Também está entre os destaques de vendas de sedãs o Corolla. Nem na mudança de geração, em setembro, o Toyota perdeu a liderança dos médios.
Ele somou até agora 46.948 unidades vendidas, ante as 22.633 do segundo colocado, Honda Civic.
No ano passado, os destaques de vendas de sedãs foram os mesmos modelos.
SUVs
O Compass liderou a categoria por dois anos seguidos. Agora, foi ultrapassado por seu irmão menor e mais velho, o Renegade.
O SUV compacto mudou na linha 2018 para encabeçar a lista de destaques de vendas de SUVs em 2019. Aumentou sua penetração junto ao público PCD e, até outubro, somou 56.791 emplacamentos, ante os 49.324 do segundo colocado, Compass.
O Compass ainda pode passar? É praticamente impossível em apenas dois meses. Além disso, o Renegade já garantiu o posto de SUV compacto mais vendido (seu irmão é médio), pois tem mais de 10 mil exemplares de vantagem para o segundo colocado, Hyundai Creta.
Também merece uma menção honrosa entre os destaques de vendas de SUVs o T-Cross. O carro estreou em março e, em pouco tempo, entrou na lista dos cinco mais emplacados entre os compactos. Agora, briga mês a mês com o HR-V pela quarta posição – e levou a melhor em outubro.
A chegada da versão especial para PCD do T-Cross, neste mês, vai dar ainda mais fôlego ao SUV da VW.
Picapes
Os destaques de vendas do segmento são os dois modelos da Fiat. Strada, com 63.587 emplacamentos, e Toro, com 52.794, estão muito à frente das demais, independentemente do porte.
Strada e Toro, aliás, são os modelos que estão garantindo à Fiat o posto de terceira marca que mais vende carros no Brasil. Isso porque apenas um carro de passeio da montadora vai bem: o Argo.
Os demais perderam espaço. Já o Cronos não fez grande sucesso e tem vendas medianas, diferentemente de seu principal rival, o Virtus.