Carros da Hyundai avisarão sobre crianças esquecidas no banco

Alerta virá de série em todos os carros da marca vendidos nos EUA a partir de 2022. Aplicativos de GPS também ajudam a evitar crianças esquecidas

criança
Dispositivo vai evitar que pais esqueçam filhos no banco traseiro dos carros Crédito: Foto: Divulgação

Os carros da Hyundai virão de série com um alerta sobre o risco de esquecimento de crianças no banco de trás. O item equipará todos os modelos da marca vendidos nos Estados Unidos a partir de 2022. O anúncio foi feito poucos dias após um casal de gêmeos de um ano de idade ser esquecido no veículo e morrer, em Nova York. No Brasil, há sistemas similares em carros da Chevrolet. O aplicativo Waze também conta com uma função parecida.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

No Brasil, há notícias de pelo menos quatro casos somente no primeiro semestre deste ano. Em janeiro, uma menina de 3 anos morreu em Três Rios (RJ). Em março, a vítima foi um menino de 10 meses em Itajaí (SC). Em abril, uma menina de um ano faleceu em Boa Vista (RR). Dos casos noticiados pela imprensa, o único com final feliz foi na Chapada dos Guimarães (MT). Um  bebê de 9 meses foi resgatado pela polícia em um carro estacionado.

O equipamento da Hyundai já vem de série nos SUVs Santa Fe e Palisade vendidos nos EUA. Os dois fazem parte da linha 2020. A Nissan já havia feito anúncio parecido. Todos os carros da marca terão o recurso de série no mercado norte-americano a partir de 2022.

Veja também:

O sistema de alerta utilizado pelas marcas asiáticas é bem simples. Caso uma das portas de trás do veículo seja aberta, ao fim da viagem uma mensagem surge na tela do painel avisando sobre o risco de esquecimento de “algum item”. Um recurso parecido está disponível em todos os Chevrolet vendidos no Brasil equipados com o OnStarNos modelos da marca há um aviso sonoro em volume tão alto que é impossível de ser ignorado.

A Hyundai dispõe de um sistema ainda mais moderno. Por meio de sensores de movimento, o dispositivo detecta a presença de pessoas ou animais a bordo. Caso isso ocorra depois de o motorista deixar o veículo, um aviso sonoro soará. Também é possível receber uma mensagem sobre o risco de esquecimento no smartphone.

O alerta é enviado por meio do aplicativo batizado pela Hyundai de Blue Link. O dispositivo é opcional nos SUVs Santa Fe e Palisade e no sedã médio Sonata. Isso para os modelos vendidos no mercado norte-americano.

Um estudo sobre a necessidade do sistema está sendo analisado pelo Congresso dos EUA. O objetivo é tornar o equipamento obrigatório em todos os veículos vendidos no País.

Waze tem função Lembrete de Criança

Não é preciso ter um carro moderno para ser alertado sobre o risco de esquecimento de crianças. No aplicativo Waze há um recurso específico que pode ficar ativo o tempo todo.

O passo a passo para ativação é o mesmo tanto para smartphones com sistema operacional IOS quanto Android.  Veja abaixo:

Abra o aplicativo e clique em “Configurações”
Na lista de “Notificações”, entre na opção “Lembretes”

Clique em “Lembrete de criança”
Ative a opção “Permitir Lembretes”
É possível padronizar a mensagem que será enviada pelo aplicativo ao fim da viagem


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais


Notícias relacionadas