Você está lendo...
Carros da Hyundai avisarão sobre crianças esquecidas no banco
Tecnologia

Carros da Hyundai avisarão sobre crianças esquecidas no banco

Alerta virá de série em todos os carros da marca vendidos nos EUA a partir de 2022. Aplicativos de GPS também ajudam a evitar crianças esquecidas

Tião Oliveira

03 de ago, 2019 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

criança
Dispositivo vai evitar que pais esqueçam filhos no banco traseiro dos carros
Crédito:Foto: Divulgação
criança

Os carros da

Hyundai virão de série com um alerta sobre o risco de esquecimento de crianças no banco de trás. O item equipará todos os modelos da marca vendidos nos Estados Unidos a partir de 2022. O anúncio foi feito poucos dias após um casal de gêmeos de um ano de idade ser esquecido no veículo e morrer, em Nova York. No Brasil, há sistemas similares em carros da Chevrolet. O aplicativo Waze também conta com uma função parecida.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

No Brasil, há notícias de pelo menos quatro casos somente no primeiro semestre deste ano. Em janeiro, uma menina de 3 anos morreu em Três Rios (RJ). Em março, a vítima foi um menino de 10 meses em Itajaí (SC). Em abril, uma menina de um ano faleceu em Boa Vista (RR). Dos casos noticiados pela imprensa, o único com final feliz foi na Chapada dos Guimarães (MT). Um  bebê de 9 meses foi resgatado pela polícia em um carro estacionado.

Publicidade


O equipamento da

Hyundai já vem de série nos SUVs Santa Fe e Palisade vendidos nos EUA. Os dois fazem parte da linha 2020. A Nissan já havia feito anúncio parecido. Todos os carros da marca terão o recurso de série no mercado norte-americano a partir de 2022.

Veja também:


O sistema de alerta utilizado pelas marcas asiáticas é bem simples. Caso uma das portas de trás do veículo seja aberta, ao fim da viagem uma mensagem surge na tela do painel avisando sobre o risco de esquecimento de “algum item”. Um recurso parecido está disponível em todos os Chevrolet vendidos no Brasil equipados com o OnStarNos modelos da marca há um aviso sonoro em volume tão alto que é impossível de ser ignorado.

A

Hyundai dispõe de um sistema ainda mais moderno. Por meio de sensores de movimento, o dispositivo detecta a presença de pessoas ou animais a bordo. Caso isso ocorra depois de o motorista deixar o veículo, um aviso sonoro soará. Também é possível receber uma mensagem sobre o risco de esquecimento no smartphone.

O alerta é enviado por meio do aplicativo batizado pela

Hyundai de Blue Link. O dispositivo é opcional nos SUVs Santa Fe e Palisade e no sedã médio Sonata. Isso para os modelos vendidos no mercado norte-americano.


Um estudo sobre a necessidade do sistema está sendo analisado pelo Congresso dos EUA. O objetivo é tornar o equipamento obrigatório em todos os veículos vendidos no País.

Waze tem função Lembrete de Criança

Não é preciso ter um carro moderno para ser alertado sobre o risco de esquecimento de crianças. No aplicativo Waze há um recurso específico que pode ficar ativo o tempo todo.

O passo a passo para ativação é o mesmo tanto para smartphones com sistema operacional IOS quanto Android.  Veja abaixo:


Abra o aplicativo e clique em “Configurações”
Na lista de “Notificações”, entre na opção “Lembretes”


Clique em “Lembrete de criança”
Ative a opção “Permitir Lembretes”
É possível padronizar a mensagem que será enviada pelo aplicativo ao fim da viagem

Hyundai Creta  Limited Safety
Oferta exclusiva

Hyundai Creta Limited Safety

Deixe sua opinião