Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

11/07/2023 - 4 minutos de leitura.

Carros elétricos de entrada já são mais baratos que os SUVs no Brasil

Com a chegada do BYD Dolphin, elétricos baixam preço para R$ 140 mil e ficam na faixa dos SUVs compactos no mercado brasileiro

Debate aconteceu na rede social chinesa Weibo, nesta semana Crédito: VAGNER AQUINO/ESTADÃO

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Depois do lançamento do BYD Dolphin (R$ 149.800), rapidamente a Caoa Chery e a JAC Motors reajustaram os preços dos seus carros elétricos mais acessíveis à venda no Brasil. O JAC e-JS1 baixou de R$ 145.990 para R$ 139.990. Enquanto isso, o Caoa Chery iCar, que tinha tabela de R$ 149.990, também cai de preço e agora custa os mesmos R$ 139.990 do rival. Com esse movimento, os modelos a bateria começam a ficar mais baratos que os SUVs compactos, que atualmente estão concentrados na faixa entre R$ 140 mil e R$ 150 mil.

Alguns exemplos de modelos nesses valores são Honda HR-V, Hyundai Creta e Fiat Fastback. No caso do utilitário da Honda, por exemplo, a tabela parte de R$ 150.400 na versão de entrada EX. Já o Creta na versão Comfort com motor 1.0 está saindo por R$ 135.390. Ou seja, praticamente o mesmo preço dos modelos elétricos. Por fim, na versão Audace com motor 1.0 turbo flex de 125 cv, o Fastback custa R$ 135.990. Cabe citar também o Volkswagen T-Cross na versão 200 TSI AT, que parte de R$ 136.990.

Fiat/Divulgação
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Elétricos e SUVs não estão baratos

Claro que, embora sejam preços competitivos entre si, tanto os modelos elétricos quanto os SUVs não são baratos. E tudo depende da necessidade do comprador. Afinal, o recém-lançado BYD Dolphin, por exemplo, não conta com diversos sistemas de segurança já presentes nos SUVs. Como é o caso da frenagem autônoma de emergência, alerta de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo, entre outros.

A lista do hatch chinês, inclusive, é bem enxuta. Auxílio de partida em rampa, controle de estabilidade e tração, comando de voz, atualização remota e controlador de velocidade são alguns recursos do modelo. Entretanto, o Dolphin é razoavelmente maior que os rivais elétricos, com uma distância entre-eixos de 2,70 metros. Assim, alcança medidas de outros SUVs compactos como, por exemplo, o Fiat Pulse.

Diogo de Oliveira/Estadão

Seja como for, é possível comprar versões intermediárias de SUVs na faixa dos R$ 140 e R$ 150 mil. Por exemplo, há o Renegade Longitude com motor 1.3 turbo com preço a partir de R$ 150.990. Outro modelo nessa faixa de preço é o Chevrolet Tracker na versão Premier 1.0 turbo AT, que custa R$ 147.250. Vale também citar o Nissan Kicks Exclusive CVT, que tem tabela de R$ 146.790 e traz uma ampla lista de equipamentos.

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