Um relatório da consultoria Jato Dynamics, especializada em indústria automobilística, revelou os números de vendas dos carros elétricos no mundo. Em 2021, foram emplacados aproximadamente 4,2 milhões de veículos alimentados por baterias, total que corresponde a 6,2% das vendas globais. Ou seja, o dobro do volume registrado em 2020, quando esses modelos responderam por 3,1% do mercado geral.
Nesse cenário, a China continua dominante e tem metade das vendas de elétricos no planeta. Entretanto, o levantamento da Jato mostra um avanço expressivo nos Estados Unidos e na Europa, onde o setor começou a ganhar força. Contudo, apesar do aumento, a empresa ressalta que outros mercados ainda estão atrás nessa ”disputa”.
Além disso, a Jato acrescentou que, embora a América do Norte tenha feito um progresso significativo na adoção de veículos elétricos, existem alguns fatores que atrasam essa transição. E isso se dá, principalmente, pela maior demanda do consumidor norte-americano por SUVs e caminhões, que são modelos (ainda) sem tantas opções com configuração EV.
A consultoria destaca duas questões que foram essenciais para esse crescimento global. A primeira é que, nos países com maior volume, os incentivos e políticas públicas facilitam o acesso aos carros elétricos. Já a outra é o fato de que, por conta da crise de semicondutores, muitas fabricantes tiveram de priorizar a produção dos modelos mais lucrativos, o que resultou no declínio de modelos a gasolina e a diesel.
Tesla na frente
Entre as marcas, nada de surpresas, a Tesla continua absoluta e tem 21% das vendas globais. Segundo a Jato, ela abriu o caminho para o mercado de eletrificados em geral, e fez com que outras montadoras buscassem novas estratégias de eletrificação. Além disso, também afirmou que a montadora do bilionário Elon Musk acabou aumentando a conscientização sobre os veículos elétricos na China.
Por fim, o relatório aponta que o Tesla Model 3 estabeleceu um novo patamar para a marca. ”Graças à chegada do Model 3 na América do Norte em 2018, e na China e na Europa em 2019, a Tesla conseguiu manter a posição de principal fabricante de carros elétricos do mundo”, afirma a Jato. Inclusive, o Model 3 bateu recentemente 1 milhão de unidades.
Volks e Stellatins na corrida
Contudo, o levantamento aponta que outros dois grupos estão em ascensão no segmento. Estamos falando da Volkswagen e da Stellatins, que estão investindo pesado na categoria. A VW, por exemplo, apresentou recentemente sua Linha ID, que já está no Brasil, e anunciou que metade das suas vendas será de elétricos até 2030.
Da mesma forma, a Stellantis apresentou, neste mês de março, os planos globais de longo prazo da empresa. O grupo vai acelerar a eletrificação lá fora, com ao menos cinco lançamentos – um deles, a picape 100% elétrica da RAM, que teve desenhos revelados. Serão uma picape, dois SUVs da Jeep, um muscle car da Dodge, bem como um crossover da Chrysler.
16 milhões de carros elétricos
Dessa forma, ainda vale mencionar o recente relatório da Internacional Energy Agency (IEA). A organização focada na área de energia constatou que os elétricos atingiram 9% do mercado global de carros.
Com esse crescimento, o estudo prevê que, atualmente, há mais de 16 milhões de veículos com zero emissões de carbono em circulação. Para se ter uma ideia, o avanço foi tamanho que a base mensal de participação desses veículos em janeiro foi de 7,2%. Contudo, no final do ano, o segmento fechou em, aproximadamente, 20% de share.
A pesquisa revelou, novamente sem surpresas, que a China liderou o crescimento dos carros elétricos no mundo. Em seguida, vem a Europa, onde o pico de vendas, inclusive, aconteceu em 2021. Foi quando os modelos elétricos, então, superaram pela primeira vez os veículos a diesel, com uma participação de 21% nos emplacamentos.