Quem tiver um carro elétrico ou híbrido em São Paulo terá um grande desconto no IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). Nesta semana, o prefeito Ricardo Nunes (MDB-SP) assinou uma ampliação do incentivo aos veículos eletrificados. A medida vale até para modelos movidos a célula de hidrogênio, que ainda estão em fase de desenvolvimento e, portanto, distantes das ruas brasileiras. Mas o fato é que, com a decisão, a prefeitura paulista abrirá mão de recolher os 50% do valor do IPVA da cidade. Dessa forma, os donos desses veículos pagarão apenas a metade do imposto, que vai para os cofres do estado de São Paulo.
Importante lembrar que, desde 2014, os donos de modelos híbridos e elétricos têm direto ao desconto sobre o IPVA na capital paulista. No entanto, antes, o abatimento valia apenas para veículos com preço de até R$ 150 mil. Ou seja, o teto não enquadrava a maioria dos carros elétricos à venda no País. Além disso, não havia uma sistematização sobre a devolução dessa taxa. Assim, desde 2021, a prefeitura sancionou a lei 17.563, a qual permite que parte do valor do imposto vire crédito para pagamento do IPTU.
“A prefeitura de São Paulo está abrindo mão de sua cota do IPVA para veículos eletrificados. Pessoas que adquirirem veículos elétricos na cidade de São Paulo, e que os emplacarem aqui, terão direito ao desconto da parte que caberia ao município”, disse Nunes, na abertura do 30º Congresso e Expo Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
IPTU também entra
Por falar no IPTU, Nunes anunciou, no início deste mês, que todos os carros elétricos e híbridos vão ganhar desconto no imposto. Dessa forma, o abatimento permite que parte do valor do IPVA possa se converter em crédito para o pagamento do IPTU. Portanto, o desconto pode chegar a R$ 3.292.21.
Eletrificação da frota urbana
O comunicado aconteceu durante o 30º Congresso e Expo Fenabrave, que aconteceu no São Paulo Expo nos dias 21 e 22 de setembro. No discurso feito no evento, Nunes deixou claro que esse incentivo faz parte de uma série de medidas que visam caminhar para uma cidade mais limpa. Isso, inclusive, incluí substituir 30% da frota de ônibus a diesel por elétricos a partir de 2024. Ao todo, a previsão é de 2,6 mil modelos com zero emissão de gases poluentes.