Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

18/12/2023 - 11 minutos de leitura. Atualizado: 15/12/2023 | 20:14

Carros que saíram de linha em 2023 no Brasil; veja a lista

Renault Captur, Kia Cerato, Jaguar F-Type e Volkswagen Voyage são alguns carros que saíram de linha no mercado brasileiro em 2023

Alguns modelos devem deixar linha de produção ainda em dezembro Crédito: Renault/Kia/Volkswagen/Jaguar

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Estamos nos últimos momentos de 2023 e o calendário de lançamentos chegou ao fim oficialmente. Dessa forma, já podemos falar também sobre os carros que se despediram do mercado brasileiro durante o ano. Cabe dizer que o número de veículos que saíram de linha é muito menor quando comparado ao tanto de estreias.

No Brasil, carros como VW Polo Track, Chevrolet Montana, Ford Ranger, RAM Rampage, BYD Dolphin, GWM Ora 03, Honda Civic e Nissan Versa marcaram presença entre as novidades. Já nas despedidas, a maioria dos modelos já tinha aposentadoria esperada. Como é o caso, por exemplo, do Renault Captur. Por isso, o Jornal do Carro separou uma lista com os veículos que não fazem mais parte do mercado brasileiro.


Leia Mais


Carros que saíram de linha em 2023

Kia Cerato

Divulgação/Kia Motors
Continua depois do anúncio

Há cerca de 10 anos, a Kia planejava abrir uma fábrica no Brasil e o Cerato era o grande cotado para ganhar produção nacional. Entretanto, esse plano nunca saiu do papel. Pois agora, o sedã está se despedindo oficialmente do mercado brasileiro. O modelo, aliás, já não faz mais parte do catálogo da marca sul-coreana.

Por aqui, o Cerato era estava disponível como ano/modelo 2021/2022. Nos preços, partia de R$ 136.490 na versão de entrada EX e chegava a R$ 152.190 na configuração topo de linha, a SX. Após a descontinuação do sedã, a Kia passa a contar apenas com a minivan Carninal, os SUVs Stonic, Niro e Sportage, bem como o utilitário Bongo no catálogo.

Renault Captur

Renault/Divulgação

Conforme antecipado pelo Jornal do Carro, o Renault Captur deixou a linha de produção na fábrica de São José dos Pinhais (PR). O SUV, que estreou no mercado brasileiro em 2017, nunca chegou a emplacar números excelentes. No entanto, o grande problema surgiu com a guerra da Rússia com a Ucrânia. Afinal, muitas peças eram importadas das fábricas russas, que encerraram operação no País. Além dele, espera-se também a aposentadoria do sedã Logan, que despenca cada vez mais nas vendas. Até o sexto mês do ano, o modelo emplacou 1.366 unidades.

Volkswagen Voyage

Divulgação/Volkswagen

Em fevereiro deste ano, a Volkswagen confirmou o fim da produção do Voyage, sedã do Gol. Assim como o hatch, o três-volumes deixa de ser feito no País após uma história que começou em 1981. Mas, diferentemente do Gol, o Voyage teve um hiato de gerações. Ele saiu de linha em 1995 e retornou só em 2008. Assim, teve duas gerações, uma a partir do primeiro Gol (1980), outra com base na quinta geração (Gol G5), que estreou em 2007 sobre a plataforma (PQ24) de Polo e Fox.


Com a aposentadoria, o Voyage sai de vez do configurador do site brasileiro da VW e declarou o fim do estoque. Um dos motivos para a sua saída do mercado foi a desatualização frente à concorrência. Há mais de 14 anos na mesma geração, o sedã tinha um projeto antigo e sofreu por não ter, por exemplo, itens como controle de estabilidade e tração, além de oferecer apenas os dois airbags frontais obrigatórios. Dessa forma, o novo Virtus 2023 assumiu o posto de sedã de entrada da VW no País.

Jaguar F-Type

Jaguar/Divulgação

A Jaguar vai parar de produzir carros com motor a combustão a partir de 2025. Dessa forma, preparou uma despedida em grande estilo para o esportivo F-Type que, por ora, terá a produção encerrada na Europa. Seja como for, para marcar o fim do modelo a gasolina, a marca lançou uma série especial batizada de 75. O modelo chegou ao Brasil em apenas 14 unidades, com preço de R$ 612.977.


Para o Brasil, o F-Type 75 veio na versão R-Dynamic com motor 2.0 turbo de quatro cilindros e injeção direta de gasolina. São 300 cv de potência e 40,8 mkgf de torque a partir das 1.500 rpm. O câmbio é automático de oito marchas, com conversor de torque.

Renault Stepway e Logan

Rodolfo Buhrer/Renault

Embora a Renault não confirme, o Sandero Stepway não tem mais produção na fábrica de São José dos Pinhais (PR). O motivo é a chegada do inédito Kardian, novo SUV da Renault que estreou no mercado como substituto oficial do Stepway. O modelo, aliás, será lançado oficialmente no começo de 2024. Portanto, assumirá o espaço na linha de produção. Cabe dizer que o Stepway continua no site da marca por conta de estoque. O mesmo acontece, por exemplo, o sedã Logan, que também vai se aposentar no mercado brasileiro. Assim, é questão de tempo para a Renault anunciar oficialmente a aposentadoria da dupla.


Peugeot 2008

Peugeot/Divulgação

Algo bem parecido acontece com o Peugeot 2008. Isso porque dezembro pode ser o último mês de produção do SUV da marca francesa na fábrica de Porto Real (RJ). Assim, após 8 anos, o modelo com opções de motor 1.6 aspirado e 1.6 turbo deixará o mercado brasileiro. Mas por pouco tempo. Afinal, espera-se que a nova geração do SUV estreie no Brasil já em 2024 com novo visual.

Chevrolet Cruze

Divulgação/Chevrolet

A Chevrolet já havia confirmado que o Cruze ia sair de linha em 2023. O modelo, disponível nas versões hatch e sedã, deixará de ser feito na fábrica de Santa Fé, na Argentina. Cabe dizer que o Cruze tem mais de 12 anos de trajetória no Brasil. Atualmente, parte de R$ 149.390, de acordo com o site da marca da gravata dourada. Seja como for, o modelo está com seus dias contados. Assim, o fim é iminente. No entanto, o médio deve dar lugar a um SUV inédito.

Outros carros perto da aposentadoria

Bolt EUV

Chevrolet/Divulgação

O Bolt EUV estreou no Brasil em 2023, mas já tem um fim eminente. O SUV elétrico, derivado do hatch, foi lançado em maio com preço de R$ 279.990. Entretanto, pouco antes da estreia, a CEO gloval da General Motors, Mary Barra, estava anunciando o fim do modelo. Dessa forma, deve deixar o mercado já no início de 2024.


O motivo é o compromisso da marca em investir na plataforma Ultium. Entretanto, o grupo brasileiro seguiu com o lançamento do Bolt EUV como uma espécie de prévia para os próximos modelos da marca, o Equinox EV e o Blazer EV. Ambos devem chegar no Brasil já nos próximos meses em valores mais elevados.

Chevrolet Camaro

Chevrolet/Divulgação

A Chevrolet também vai tirar de linha mais um de seus carros, o Camaro, que fez muito sucesso no mercado brasileiro. Entretanto, já não é mais assim há algum tempo. Dessa forma, de acordo com a montadora, a produção da última unidade do modelo com motor a gasolina será feita em janeiro de 2024. Seja como for, rumores confirmam que o esportivo vai deixar de existir apenas em versões a combustão. Afinal, a marca pretende regressar o nome Camaro em configurações 100% elétricas.


Ford Mustang

Ford/Divulgação

Na mesma linha, outro que vai deixar de existir no Brasil é o Ford Mustang. Inclusive, segundo a montadora, o que resta são apenas os carros em estoque. Há uma nova geração em produção nos Estados Unidos. No entanto, não há nenhuma previsão de chegada ao Brasil. Dessa forma, o Mustang vai se despedir por ora do mercado brasileiro.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!


Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se
Toyota Hilux SRX Plus une luxo com esportividade da GR-Sport e custa menos

Notícias relacionadas

Lançamentos

Kia EV3 surge em fotos vazadas e é novo SUV compacto elétrico

Mercado

Cinco carros da BYD sobem preço em até R$ 10 mil; veja quais

Notícias

Novo VW Golf GTI estreia na Europa com preço de Jetta GLI

Lançamentos

Porsche Cayenne GTS chega ao Brasil e tem pré-venda; veja o preço

OFERTAS 0KM
A partir de R$ 239.990,00

Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid

A partir de R$115.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X Sport

De R$ 114.990,00 por R$ 106.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai HB20S Comfort Plus 1.0 TGDI

De R$ 95.590,00 por R$ 88.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai HB20S Comfort Plus MT

Comfort Plus MT 24/25 De R$ 95.590 por R$ 91.590

Hyundai New HB20S Comfort Plus

A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

VER TODAS AS OFERTAS