Você está lendo...
Carros terão sistema de ligação de emergência na Europa
Notícias

Carros terão sistema de ligação de emergência na Europa

Carros zero-km terão que fazer ligação automática para sistema de emergência em caso de acidente

Redação

05 de abr, 2018 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

carros
Tempo de resposta da emergência pode reduzir com o sistema CRÉDITO: WERTHER SANTANA/ESTADÃO
Crédito:

Uma nova regra da União Européia entrou em funcionamento no último final de semana com foco, mais uma vez, na segurança dos passageiros. Agora, todos os carros zero-km terão que trazer um sistema de ligação com serviço de emergências em caso de acidentes.

Chamado de eCall, o sistema deve discar automaticamente para um serviço de emergência em caso de um acidente grave de trânsito. A lei entrou em validade agora, mas foi proposta em 2013 e passou pelo parlamento europeu em 2015.

O eCall transmite a exata localização, o horário do acidente e a direção da viagem – em caso de rodovias. Outras informações são se o motorista está inconsciente ou impossibilitado de realizar uma ligação.

Publicidade


A proposta é reduzir o tempo de atendimento em um acidente e garantir que os serviços de emergência cheguem até o local dentro do “tempo de ouro”. É o espaço para reduzir a possibilidade de sequelas e de resgatar vítimas com vida.

Tecnologias de segurança

Aos poucos, a União Europeia vem aplicando novas tecnologias de segurança como itens padrões a todos os carros produzidos e vendidos na região. Ano passado, o sistema que entrou como item na lista de obrigatórios foi o de frenagem automática de emergência.

O eCall é semelhante ao sistema que já é oferecido por marcas como GM, Ford e Volvo. O sistema da GM está integrado ao serviço de concierge OnStar. Na Ford, o pareamento com do celular com o Bluetooth garante o funcionamento do sistema. No Brasil, está presente até no Ford Ka. Na Volvo, a função faz parte do OnCall, que é como o OnStar.


Deixe sua opinião