Fiat Uno
Sergio Castro/Estadão

Carros usados: Fiat Uno é um dos carros mais baratos e vendidos

Fiat Uno tem boas opções que vão desde o saudoso Mille até a série especial Ciao, que marcou a despedida do hatch em 2021

Por Vagner Aquino 14 de ago, 2024 · 7m de leitura.

Um dos carros mais longevos do mercado brasileiro. Assim pode ser considerado o Fiat Uno. Nascido no comecinho de 1983 no exterior, o modelo chegou ao Brasil em 1984 com a missão de substituir o compacto 147. A princípio, foi difícil, mas o hatch com formato de bota ortopédica (devido às linhas quadradas da carroceria) deu a volta por cima e, até hoje, mesmo tendo saído de linha há três anos, ainda é um dos carros usados mais vendidos do Brasil.

Tanto sucesso é mérito de alguns marcos na bagagem. Por exemplo, o Uno foi o primeiro no Brasil a adotar o motor 1.0 – feito para se enquadrar nas novas leis fiscais criadas no início dos anos 1990 – e também o primeiro feito em série no País com motor turbinado. Ao longo de seus 37 anos de história por aqui, o primeiro modelo mundial da Fiat vendido no País teve apenas duas gerações e um enxurrada de séries especiais, versões esportivas e até modelo cabrio. Por isso, há grande quantidade de opções no mercado de usados, com modelos de 1984 até 2021.

Fiat Uno
Uno ganhou apelido de ‘bota ortopédica’ por formato quadradão (Fiat/Divulgação)

Em números, o Fiat Uno teve total de 4.379.356 unidades fabricadas no Brasil ao longo de 37 anos. E, só no mês passado, vendeu mais de 38 mil unidades. Conquistou, assim, o terceiro posto do segmento de carros usados. Ficou à frente até da irmã Strada e do hatch Chevrolet Onix, que ainda permanecem em linha e, portanto, teriam menos risco de desvalorização.

Seja como for, o Fiat Uno ainda agrada tanta gente porque, além de um legado de fãs, o carro – produzido ininterruptamente na fábrica de Betim (MG) de agosto de 1984 a dezembro de 2021 – agrada o público consumidor em diversos aspectos. Entre eles, a confiabilidade da marca, o design e, dependendo da versão, a boa lista de itens de série.

Versão Ciao

Fiat Uno
Versão Ciao marcou despedida do Uno, em 2021 (Fiat/Divulgação)

Para se ter ideia, a versão de despedida Ciao, tem até computador de bordo e sistema de som com bluetooth e porta USB. Não é tão fácil encontrar, e os poucos existentes no mercado estão supervalorizados, com preços médios de R$ 70 mil, conforme apontam os sites pesquisados pelo Jornal do Carro. Na Tabela Fipe, contudo, o valor indicado é de R$ 52.225 – desvalorização superior a R$ 30 mil, em três anos, afinal, no lançamento, custava R$ 84.990. Entre os itens de série, tem ar-condicionado, direção hidráulica, quadro de instrumentos com tela de LCD, rádio com bluetooth e rodas de liga leve escurecidas com 14″. Conta com o motor 1.0 Fire EVO flex de até 75 cv e 9,9 mkgf e tem câmbio manual de cinco marchas.

Attractive 2019

Na linha 2019, a Fiat resolveu tirar de cena o motor 1.3 e adotou apenas o 1.0 no portfólio. À época, a versão Attractive saía por R$ 42.990. Hoje, pela Fipe, custa R$ 41.162, mas o modelo pode ser encontrado por cerca de R$ 40 mil. Mas tem algumas unidades por R$ 38 mil. É necessário, evidentemente, ter atenção à quilometragem e ao estado de conservação do carro. Pelo montante, oferece ar-condicionado, direção hidráulica, faróis com máscara negra, vidros elétricos dianteiros com função one-touch e volante com regulagem de altura. O motor é o mesmo 1.0 Fire.

Fiat Uno
Fiat Mille Fire Economy (Fiat/Divulgação)

Mille

Quem é mais saudosista, ou tem menos dinheiro para gastar com a compra de um carro, pode optar pelo Mille. Embora não ofereça tanto conforto, o carro é econômico, difícil de quebrar e tem fama de parrudo. Uma boa opção é o modelo Fire Economy. Na tabela Fipe aparece por R$ 26.315 (ano 2013), mas chega a sair por média de R$ 24 mil – ou até R$ 20 mil, no modelo com duas portas. À época, as montadoras ainda não tinham a obrigação de oferecer airbag duplo e freios com assistência ABS e EBD. Portanto, os itens ficam de fora da lista de equipamentos do Mille, que é bem enxuta. Tem motor 1.0 de até 66 cv e 9,2 mkgf. O hatch se despediu, em 2014, com a série especial Grazie Mille (muito obrigado, em italiano).

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