Hairton Ponciano Voz

29/11/2018 - 6 minutos de leitura. Atualizado: 30/11/2018 | 10:41

Camaro ganha ajeitada no traje para voltar ao mercado

Entre as novidades no Camaro 2019 estão nova frente, com ‘gravata’ vazada, e lanternas redesenhadas

Chevrolet Camaro 2019 tem novo visual e câmbio de dez marchas. CRÉDITO: CHEVROLET/DIVULGAÇÃO Crédito:

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

O Camaro 2019 chega às lojas no início do ano que vem com pequenas alterações. Em termos mecânicos, a maior novidade é o câmbio automático de dez marchas, no lugar do anterior, de oito velocidades. Com isso, ele se iguala ao arquirrival Ford Mustang.

Além disso, as principais novidades estão no visual. O esportivo da Chevrolet recebeu uma leve reestilização de “meia vida”. O modelo de sexta geração, lançado em 2016, ganhou alterações na frente (faróis de LED, para-choque, grade e capô) e traseira (lanternas e para-choque). A empresa não divulgou os preços do esportivo, que será oferecido na versão SS com carroceria cupê e conversível. No entanto, de acordo com o diretor de marketing da Chevrolet, Hermann Mahnke, não deverá haver grandes alterações em relação ao preço atual (R$ 315 mil o cupê e R$ 350 mil o conversível).

Veja mais: detalhes da galeria

 

Continua depois do anúncio

Gravata vazada

A dianteira perdeu alguns cromados e ganhou área mais escura. E a gravata, símbolo da Chevrolet, agora é vazada. Segundo Hermann Mahnke, mais que um recurso estético, a abertura permite melhor refrigeração do motor 6.2 V8 – que, a propósito, não mudou. Ele manteve os 461 cavalos de potência e 62,9 mkgf de torque. Traz recursos como injeção direta e sistema de desligamento de quatro dos oito cilindros, mas preserva atrasos como bloco de ferro e duas válvulas por cilindro.

O capô tem novas saídas de ar, agora centro do carro. Antes, elas ficavam nas laterais. As novas lanternas de LED na traseira são formadas por dois conjuntos, e o para-choque ganhou um rebaixo para acomodá-las. As rodas de aro 20 foram redesenhadas, e no modelo conversível elas são pretas. Os pneus são runflat (podem rodar mesmo furados, por algum tempo).

+ Mustang e Camaro fazem o duelo de ícones americanos
+ Chevrolet terá 11 lançamentos no País em 2019
+ Chevrolet Corvette vira tema de livro no Brasil


Apesar das duas marchas adicionais, o desempenho não foi alterado. O maior benefício está nas trocas mais suaves e quase imperceptíveis, especialmente no modo passeio. Além dele, o carro pode ser programado para os modos esporte e pista. Uma novidade é a inclusão do launch control, o controle de largada, até agora disponível apenas na versão ZL1. Ela permite saídas mais vigorosas, com menos patinação de pneus.

Controle de largada é novidade

Além do launch control, o Camaro 2019 permite “fritar” pneus traseiros para melhorar a aderência em provas de arrancada, como o concorrente da Ford.

+ Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube


A avaliação, feita em pista fechada no interior de São Paulo, serviu para demonstrar que o esportivo continua impetuoso nas acelerações. A Chevrolet informa 0 a 100 km/h em 4,2 segundos. Graças ao freios Brembo, o modelo de 1.709 kg transmite muita confiança ao motorista, mesmo nas frenagens fortes. A carroceria apresenta uma leve inclinação em curvas feitas no limite, mas nada que comprometa a segurança ou a estabilidade do veículo.

O Camaro tem boas acomodações nos bancos dianteiros, mas os traseiros são muitos apertados. Na prática, o esportivo é um carro para dois ocupantes, ao contrário do Mustang, que acomoda bem melhor passageiros no banco de trás.


Nova central multimídia

O carro ganhou também a terceira geração do sistema multimídia My Link. A tela de 8″ agora oferece imagem de maior resolução, e permite acesso aos controles de ar-condicionado. É possível também alterar a iluminação ambiente. São 24 cores, incluindo tons degradê.

Outra novidade no interior é imagem da câmera traseira projetada diretamente no retrovisor interno. Ela é útil porque consegue compensar a falta de visibilidade do modelo. Os bancos de couro dispõem de ajustes elétricos, ventilação e aquecimento. Há também oito air bags.

O Camaro estará disponível em seis opções de cores, incluindo um tom de amarelo bem forte. As outras são azul, laranja, vermelho, preto e branco. De acordo com as estimativas do diretor de marketing da Chevrolet, Hermann Mahnke, a versão cupê deverá concentrar 80% das vendas, ficando a conversível com apenas 20%.


Notícias relacionadas

Avaliação

VW Tiguan Allspace R-Line é bom, mas podia ser melhor; veja o vídeo

Avaliação

Aceleramos: Jeep Commander Blackhawk é SUV esportivo para sete pessoas apressadas

Avaliação

Avaliação: Renault Duster 2024 ganha itens, mas consumo é ruim; veja o vídeo

Avaliação

Vídeo: veja tudo o que mudou no Chevrolet Spin 2025 de 7 lugares

OFERTAS 0KM
Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Safety

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

A partir de R$ 169.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

VER TODAS AS OFERTAS