O Camaro, um dos esportivos mais famosos da história da General Motors está com os dias contados no Brasil, e deve sair de cena em breve. Para marcar a despedida, a Chevrolet prepara uma série especial, exclusiva para o modelo, que dará o último adeus ao esportivo no País.
A novidade terá elementos únicos no design, e deve chegar ao mercado nas próximas semanas. Para os fãs de GM, uma série de despedida não é bem uma novidade, mas sim um procedimento padrão. A tradição no País vem desde a despedida do Opala, em 1992, com a série SE Collectors. Desde então, modelos como Vectra, Meriva e Zafira receberam versões Collectors, indicando sua despedida.
A nova versão Collection será numerada, limitada a 125 unidades. Assim, todas terão acabamento inspirado na versão Z/28 de 1967, com opção de carroceria cupê ou conversível, com o pacote SS. Ainda não foram divulgadas imagens do modelo, apenas um teaser da versão foi apresentado.
Última geração do Camaro conta com motor 6.2 V de 461 cv
Acredita-se, no entanto, que o motor seja o mesmo, sem mudanças. O conjunto V8 6.2 de 461 cv de potência e 62,9 mkgf de torque, acoplado ao câmbio automático de 10 velocidades, o mesmo utilizado no rival Ford Mustang, por exemplo. O esportivo faz de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos, e tem velocidade máxima de 290 km/h, na versão cupê, e 250 km/h no conversível.
Nos EUA, onde o modelo é feito, uma versão Collection, de despedida, já existe. Depois de 9 anos desde seu relançamento, o modelo finalmente deixará a linha de produção, em janeiro de 2024. Após ser descontinuada, a atual geração não receberá uma atualização, e será o fim do modelo esportivo.
Por fim, especula-se que o Camaro possa retornar como um SUV, ou sedã elétricos. O nome Camaro ainda não será desativado totalmente, mas isso ainda não tem uma data para ocorrer, no entanto. O novo Camaro Collection não tem preço, mas a versão cupê pare dos R$ 521.390, então, é possível que a versão especial seja mais cara.
O Jornal do Carro também está no Instagram!