Bem vendidos na categoria de sedãs do mercado brasileiro, Chevrolet Onix Plus e Hyundai HB20S prometem travar uma disputa interessante até o fim deste ano pela liderança. Mesmo após vários meses sem produção por falta de chips, o três-volumes da GM é o líder absoluto de vendas do segmento desde a geração anterior, chamada de Prisma. Já o rival da marca sul-coreana está um pouco longe disso, mas sempre se manteve na cola do líder. Quem sabe com a renovação, lançada neste mês, mude esse jogo.
Se pegarmos os dados de vendas da dupla, o Onix Plus deixa o rival no chinelo. De acordo com números da Fenabrave, associação dos concessionários do País, enquanto o Chevrolet ocupa o quarto lugar do ranking geral de vendas de automóveis e comerciais leves, com 8.153 unidades no fechamento de julho, o HB20S é apenas o 32º, com 958 emplacamentos. No acumulado do ano, os números ficam em, respectivamente, 35.075 e 16.414 unidades.
Entretanto, o sedã compacto da marca sul-coreana chegou, além de mais bonito, cheio de inovação na linha 2023. Tanto Onix Plus quanto HB20S contam com motor aspirado ou turbo e custam, em média, R$ 85 mil nas versões de entrada. O Hyundai tem porta-malas maior, com 475 litros. Já o Chevrolet fica próximo, com 469 litros no compartimento.
Mecânica e preços base
Com motor 1.0 aspirado de até 80 cv de potência e 10,2 mkgf de torque, a versão de entrada Comfort (R$ 85.890) do HB20S tem um pouco menos de potência que o rival. O Chevrolet Onix Plus, além de mais potente, com 82 cv e 10,6 mkgf, é mais barato, a partir de R$ 83.480. Também na mecânica, cabe destacar o uso de câmbio manual de 6 marchas no GM e manual de 5 posições no HB20S. Detalhe que, portanto, otimiza o consumo nessa disputa de sedãs.
Por falar em consumo, de acordo com o programa brasileiro de etiquetagem do Inmetro, o Onix Plus 1.0 aspirado faz até 17,6 km/l na estrada com gasolina (13,8 km/l, na cidade). Já o HB20S declara 15,2 km/l como melhor média (13,7 km/l na cidade, com o derivado do petróleo). Com etanol, as médias do Onix Plus são de 9,6 km/l (cidade) e 12,5 (estrada). Já o rival HB20S faz 10 km/l em ciclo urbano e 10,6 km/l no rodoviário.
O que cada um oferece?
Preço, motorização, consumo e tamanho de porta-malas são essenciais. Mas atualmente o consumidor não abre mão de modelos bem equipados. E, nesse quesito, a dupla representa bem. Ambos trazem já desde a versão básica itens como regulador e limitador de velocidade, rodas de aço aro 15 cobertas por calotas e central multimídia com espelhamento com Apple CarPlay e Android Auto. No Onix Plus, entretanto, fica R$ 2.500 mais caro.
Um ponto importante é a inclusão de 6 airbags à lista de série do Hyundai HB20 – o Onix Plus já tinha. Depois de tomar um susto, levando zero estrelas nos testes do Latin NCap com o modelo hatch (o HB20, que serve de base ao sedã), a marca sul-coreana aprendeu a lição e incluiu bolsas infláveis do tipo cortina ao pacote de fábrica da linha 2023. Cabe ressaltar que, até o momento, haviam apenas 4 airbags – frontais e laterais dianteiros.
Sedãs turbinados
Pulando um pouco mais para cima, quando os modelos já vêm com tecnologias como chave presencial, câmera de ré e rodas de liga-leve, por exemplo, (além de sistema de conectividade BlueLink, no HB20S) as opções turbo têm sempre câmbio automático de 6 marchas.
O motor 1.0 turbinado flex, entretanto, tem injeção direta no HB20S e injeção indireta convencional no Onix Plus. Em números, respectivamente, 116 cv e 16,8 mkgf e 120 cv e 17,5 mkgf. Ponto para o produto da Hyundai, levemente mais potente.
Contudo, quem levar Onix Plus turbo para casa deve visitar menos os postos de abastecimento. No comparativo de consumo médio, apenas quem roda na cidade e opta pelo uso do etanol, tem vantagem no HB20S. Onix Plus 1.0 turbo: 8,4 km/l (cidade/etanol), 12,2 km/l (estrada/etanol), 12,3 km/l (cidade/gasolina) e 16,8 km/l (estrada/gasolina). HB20S 1.0 turbo: 8,6 km/l (cidade/etanol), 10,9 km/l (estrada/etanol), 12,3 km/l (cidade/gasolina) e 15,5 km/l (estrada/gasolina).
Em valores, o HB20S 1.0 turbo custa entre R$ 105.290 e R$ 120.990. Já o Onix Plus 1.0 turbo vai de R$ 96.490 a R$ 113.520. O GM vem mais barato na versão topo de linha (Premier). Entretanto, oferece apenas assistente de estacionamento e monitora os pontos cegos.
A Hyundai, em contrapartida, recheou o HB20S Platinum Plus com itens de direção semiautônoma. São eles: alerta de colisão com frenagem autônoma, assistente de permanência em faixa e até detector de fadiga. Por fim, tem farol alto adaptativo (que evita ofuscamento de quem vai à frente ou segue em direção oposta). Bem como o GM, o sul-coreano feito em Piracicaba (SP) tem monitoramento de ponto cego. Se a linha 2023 do sedã da Hyundai vai fazer sucesso, só o futuro e os números dirão.