A Chevrolet S10 terá ao menos duas novidades no ano do centenário da marca. A picape média, bem como Onix e Tracker, fará parte da série especial e limitada alusiva aos 100 anos da General Motors no Brasil. A caminhonete também adotará o tanque de Arla 32 para atender as novas regras do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve L8).
Mas voltemos a edição especial. A GM já deu uma pequena prévia do que será a edição especial da Chevrolet S10 durante as festividades de 100 anos. A picape terá uma pegada mais off-road, com grafismos na carroceria, para-choque diferenciado, rodas exclusivas e pneus especiais. A estreia ainda não está definida, mas a nova caminhonete média deve aparecer nos próximos meses.
Chevrolet S10 e Arla 32
Já toda gama cabine dupla da S10 terá, na linha 2026, o tanque do Agente Redutor Líquido Automotivo (ARLA) com 32,5% de ureia na sua composição — por isso o nome Arla 32, número referente à diluição de ureia de alta pureza no reagente. Esta foi a saída de GM para manter a picape em linha devido às leis mais rígidas do Proconve L8, em vigor desde o dia 1° de janeiro. O sistema é muito conhecido no mundo dos caminhões e ônibus.
O líquido reduz em até 98% a emissão de óxidos de nitrogênio (NOx), gerado pelo motor diesel e que sai do sistema de escapamento. O sistema filtra o poluente e o transforma em vapor de água e gás nitrogênio. A S10 deve manter os 207 cv de potência e 52 mkgf de torque. Vale lembrar que a caminhonete média passou por uma reestilização no início do ano passado e trouxe traços da ‘irmã’ norte-americana, a GM Colorado. De lá para cá, a S10, inclusive, já até ficou mais cara.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!