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Motor com inteligência artificial? Chevrolet diz que nova S10 tem
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Motor com inteligência artificial? Chevrolet diz que nova S10 tem

Sistema IA comanda central eletrônica da S10, e tem mais de 900 calibrações diferentes; motor sofreu mais de 30 evoluções diferentes

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

23 de mai, 2024 · 4 minutos de leitura.

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Chevrolet S10 Trailblazer
Nova Chevrolet S10 ganha central eletrônica com inteligência artificial
Crédito:Chevrolet/Divulgação

Recentemente, o Jornal do Carro conheceu de perto a chegada da linha 2025 da Chevrolet S10, picape média da GM. Uma das grandes mudanças recebidas pela caminhonete foi o motor 2.8 Turbodiesel, que com seus 207 cv e 52 mkgf de torque ficou mais potente, bem como mais econômica. Bons predicados para o motor Duramax Diesel, que foi extensamente retrabalhado.



Segundo a marca, mais de 30 alterações aconteceram no conjunto mecânico, mantendo apenas o bloco e virabrequim da antiga unidade CTDi. Essas evoluções incluem bicos injetores, pistões, coletor de exaustão, linha de combustível e até a turbina, por exemplo.

Rodrigo Tavares/Especial para o Jornal do Carro

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A grande novidade na S10 é a central eletrônica, que conta com Inteligência Artificial, atuando no software de gerenciamento do motor, algo inédito na marca. O recurso atua exclusivamente na calibração do motor, que recebeu mais de 900 condições de performance, dirigibilidade, condição de componentes e consumo diferentes, além de emissões, permitindo a picape o comportamento adequado para a situação.

Uma dessas alterações, na prática, está na forma como o combustível é entregue ao motor. A injeção de diesel nas câmaras de combustão acontece de forma homogênea, com pressões e volumes necessárias para o uso exigido do conjunto. Assim, essa condição usa as informações vindas da central eletrônica, e suas diferentes calibrações pré-programadas.

Desempenho foi melhorado na Chevrolet S10

Rodrigo Tavares/Especial para o Jornal do Carro

Isso se traduz em um melhor desempenho, por exemplo. Ao se exigir mais força do conjunto 2.8 Turbodiesel, a aceleração ocorre mais rapidamente, ajudada pela transmissão automática de oito velocidades, emprestada da irmã Colorado. Além disso, o fato é ajudado pelos números: o 0 a 100 km/h da S10 agora é de 9,4 segundos, à frente de sua versão antiga, e apenas 0,2 s mais lenta que a rival Ford Ranger V6, 43 cv mais potente.

Por fim, se considerarmos uma rival mais direta, com o conjunto mecânico virtualmente parecido (2.8 Turbodiesel, quatro cilindros, 204 cv), temos a Toyota Hilux no páreo. Com ela, o 0 a 100 km/h leva mais tempo: exatos 12 segundos, bem mais que o exigido pela Chevrolet S10, por exemplo.

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