A veterana Chevrolet Spin lidera as vendas em uma categoria na qual ela própria é a única representante. Com uma média de 1.300 unidades mensais, a minivan compacta quer continuar atraente, sobretudo para os frotistas. Isso porque a novidade da linha 2023 é a reintrodução da opção de câmbio manual em duas versões de entrada que retornam ao catálogo: LS e LT.
O hiato das versões manuais foi causado pelo maior rigor das novas normas de emissões e ruídos Proconve L7. Por isso, a General Motors promoveu alterações mecânicas no velho conhecido motor 1.8 8V para que o pedal de embreagem retornasse à Spin. Segundo a montadora, as atualizações envolveram motor, transmissão, arquitetura eletrônica, sistemas de exaustão, indução e armazenamento e distribuição de combustível.
Com isso, ainda de acordo com a Chevrolet, houve uma redução de até 43% na emissão média de gases. Mesmo assim, os números de potência e torque seguem os mesmos 111 cv e 17,7 mkgf. Tanto a caixa automática quanto a manual oferecem 6 marchas. Dessa forma, o preço inicial do modelo caiu cerca de 10%. Veja a seguir os preços de toda gama:
- LS manual – R$ 100.540 (novidade)
- LS AT – R$ 106.560 (novidade)
- LT manual – R$ 107.090 (novidade)
- LT 7 lugares AT – R$ 113.260adasd
- LTZ AT – R$ 114.750
- Premier AT – R$ 128.880
- Activ AT – R$ 126.450
- Activ 7 lugares AT – R$ 131.490
Só dois airbags
Nas duas novas versões de entrada, a lista de equipamentos se mantém inalterada entre as versões manuais e automáticas. Na versão LS, a minivan oferece controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, regulagem de altura dos faróis, ar-condicionado, vidros e travas elétricos, direção elétrica, alerta de frenagem de emergência, direção elétrica e rodas de 15 polegadas cobertas com calotas.
Contudo, mesmo sendo um carro familiar, a oferta de airbags se limita ao mínimo exigido por lei em todas as versões. A partir da versão LT, a Chevrolet Spin oferece rodas de liga leve (aros 15 ou 16), sistema multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay, rack de teto, sensor de estacionamento, entre outros itens de acabamento exclusivos de cada versão. As versões com 7 lugares oferecem ainda banco corrediço na segunda fileira.
Essas, no entanto, devem ser as últimas atualizações antes da minivan passar por uma reformulação mais profunda em 2024. Todavia, não espere por uma mudança de plataforma, por exemplo. Embora frente e traseira devam receber um novo design, a estamparia geral do modelo seguirá a mesma. O interior também será repaginado. Por fim, a Spin deve corrigir a falta de airbags, passando a oferecer 6 bolsas, ante as dua obrigatórias disponíveis atualmente.