Zeekr X
Zeekr/Divulgação

Chinesa Zeekr lançará primeiros carros no Brasil em setembro; veja quais

Zeekr, prima da Volvo, já prepara o lançamento dos seus primeiros veículos no Brasil para o segundo semestre de 2024

Por Adrielle Farias 10 de jul, 2024 · 4m de leitura.

Há algum tempo mostramos aqui no Jornal do Carro que a Zeekr, prima da Volvo, já estava planejando seu desembarque em terras brasileiras. Agora, a estreia da montadora no mercado automotivo brasileiro está mais próxima do que você imagina. Isso porque a Zeekr confirmou o lançamento dos seus primeiros carros no Brasil em setembro deste ano.

Além disso, cabe destacar que a fabricante chinesa também pertence ao grupo Geely e tem como foco modelos premium eletrificados. Desta forma, o SUV compacto Zeekr X e o crossover 001 serão os primeiros veículos da chinesa a serem lançados no País. Este primeiro, inclusive, já foi clicado rodando por São Paulo pelos perfis Placa Verde e Exotic Diplomatics. Enquanto isso, o Zeekr 007 deve estrear por aqui apenas no próximo ano.

Zeekr X e 001 são os primeiros lançamentos

Zeekr 001
Zeekr/Divulgação

A Zeekr apresentou o X em fevereiro do ano passado e divide a plataforma SEA com o Volvo EX30. O modelo tem duas versões, contudo, ambas utilizam a bateria de 66 kWh com química de Níquel Manganês Cobalto (NMC). Nas dimensões, este traz 4,45 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,57 m de altura, além de 2,75 m de distância de entre-eixos.

No modelo de entrada, o Zeekr X tem tração traseira, já a topo de linha tem tração integral. A primeira traz motor de 272 cv e 39,2 mkgf, além de chegar aos 100 km/h em 5,8 segundos. Contudo, a segunda versão oferece dois motores que entregam 428 cv de potência e 55,4 mkgf de torque combinados e acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos.

Zeekr 001
Zeekr/Divulgação

Por outro lado, o Zeekr 001 tem 4,97 m de comprimento, 1,99 m de largura, 1,56 m de altura e 3 m de entre-eixos. No mercado chinês, o modelo tem três versões. Desta forma, duas delas têm tração integral, com um motor em cada eixo, que entregam 789 cv de potência e 82,6 mkgf de torque. Há ainda uma com tração traseira de 421 cv e 44,9 mkgf. Todas estarão disponíveis no Brasil.

As opções com dois motores aceleram até os 100 km/h em 3,3 segundos, enquanto a que traz o propulsor único cumpre o mesmo em 5,9 segundos. Aliás, em todas as configurações, a velocidade máxima é de 240 km/h, limitada eletronicamente.

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