Redação, com Marco Faleiro, especial para o Jornal do Carro

14/10/2021 - 4 minutos de leitura.

Chineses querem karaokê na multimídia dos carros para cantar ao volante

Apps como o Changba, que promete transformar o interior dos carros em cabines portáteis de karaokê, são a última tendência no mercado chinês

Montadoras trabalham para oferecer apps de karaokê nos carros, a última tendência do mercado chinês Crédito: Xpeng/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Depois do chuveiro, o carro parece ser o local favorito para soltar a voz. É uma tendência que surge com força na China, onde consumidores querem compatibilidade dos veículos com aplicativos de karaokê. A novidade já é oferecida por marcas locais, o que tem deixado as estrangeiras na retaguarda para atender ao inusitado desejo dos chineses.

Segundo levantamento da consultoria A.T. Kearney, marcas chinesas como XPeng, Nio e BYD largaram na frente no conceito de conectividade. Assim, já oferecem carros com microfones de karaokê. E isso lhes dá alguma vantagem na exploração de impulsos de consumo locais perante marcas ocidentais, como BMW e Volkswagen.

Nesse sentido, uma reportagem da agência Bloomberg revela que há uma demanda maior para a integração com os sistemas digitais que viraram febre na China. Um exemplo é o Changba, App que transforma o interior do veículo em uma cabine de karaokê.

Continua depois do anúncio

Xpeng/Divulgação

Chineses são os mais exigentes com tecnologias

A China é o maior mercado do mundo para a BMW e a Volkswagen, com 36% e 40%, respectivamente, das vendas globais dessas montadoras. Isso explica porque os últimos lançamentos estão chegando primeiro no país asiático. É o caso, por exemplo, dos carros elétricos. As duas marcas alemãs já comercializam por lá seus modelos movidos por baterias.

Diante disso, Christoph Grote, chefe da unidade de carro digital da BMW, diz que é preciso identificar a questão como um desafio. Isso porque “os consumidores chineses são os mais exigentes quando se trata de tecnologia digital nos veículos”.



Leia Mais


Outro desejo dos consumidores chineses é a integração de seus automóveis com o WeChat. O aplicativo de mensagens instantâneas é similar ao WhatsApp e domina o país oriental. Neste ponto, contudo, a BMW saiu na frente. E já disponibiliza, portanto, serviços de pagamento conectados ao de mensagens nos veículos dos chineses.

A montadora alemã formou, no ano passado, parceria com uma empresa local de tecnologia, a Archermind Technology Nanjing. O objetivo é identificar e desenvolver recursos de conectividade para o mercado chinês. Segundo Grote, é preciso “um roteiro de tecnologia para a China, bem como recursos locais”, o que a BMW busca, portanto, com a parceria.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Mercado

Um a cada três carros vendidos no mundo em março é chinês

Notícias

Clássico atual: 80% de todos os Mercedes Classe G ainda rodam, diz executivo

Notícias

Citroën Basalt aparece sem camuflagem na Índia; veja o vídeo

Notícias

Fiat Mobi 2025 fica disponível no site da marca; o que muda e preço

OFERTAS 0KM
CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

Novo Hyundai HB20. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20 Comfort Plus

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

VER TODAS AS OFERTAS