Você está lendo...
Novo Dodge Journey surge sobre base de SUV chinês da GAC Motor
Mercado

Novo Dodge Journey surge sobre base de SUV chinês da GAC Motor

Confirmado no México e em 26 países, novo Dodge Journey é o primeiro veículo feito com a chinesa GAC Motor, que quer internacionalizar marca

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

29 de set, 2021 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Dodge
Em parceria com a Stellantis, GAC Motor produz a unidade de número 00001 na China
Crédito:Dodge/Divulgação

No início do mês, o teaser de um novo SUV da Dodge se espalhou pelo mundo. Entretanto, a novidade chega com um nome já bastante conhecido - inclusive pelos brasileiros. Trata-se do novo Journey. A diferença é que, agora, o SUV renasce sobre a base do utilitário GS5, da chinesa Guangzhou Automobile Industry (GAC). Pelo acordo de compartilhamento de modelos entre as marcas, caberá à fabricante oriental produzir o SUV que a Dodge venderá na América Latina. A operação começa pelo México.

As únicas imagens divulgadas até o momento mostram o novo Dodge Journey na fábrica da joint-venture entre Stellantis e GAC, na China. A imagem foi feita na cerimônia de início da produção da unidade 00001. A produção do SUV médio para a Stellantis é um passo importante no plano de internacionalização do Grupo GAC.

Dodge
Dodge/Divulgação

Publicidade


Sem detalhes divulgados

Do novo modelo só é possível ver a dianteira. Nem a traseira, nem o interior foram revelados até o momento - o que deve acontecer em breve. Cabe salientar, entretanto, que o SUV GS5, que serve de base, tem comprimento de 4,70 metros, 1,89 m de largura e 1,73 m de altura. Com espaço para cinco ocupantes, a distância entre-eixos fica de 2,71 m é generosa.

No quesito dimensões, portanto, a nova geração do Dodge Journey lembra o Mitsubishi Outlander. Na China, o SUV traz o motor 1.5 turbo de quatro cilindros a gasolina capaz de gerar 169 cv de potência máxima. O câmbio é automático de seis marchas.



Dodge Journey GAC
GAC Motor/Divulgação

Vem para o Brasil?

Ainda sobre a mecânica, o novo Dodge Journey pode chegar ao México trazendo o propulsor 2.0 turbo de 252 cv. Cabe lembrar que o SUV de 7 lugares vendido no Brasil tinha o veterano 3.6 V6 Pentastar a gasolina de até 280 cv, com tração integral.

Mas será que esse novo Journey chegará ao Brasil? A resposta no momento é "não". Apesar de a marca do grupo Stellantis não ter se posicionado oficialmente sobre o novo SUV, cabe recordar que, atualmente, não há perspectiva para a atuação da Dodge por aqui. O site brasileiro, por exemplo, continua no ar, mas sem veículos disponíveis.

Dodge Journey GAC
GAC Motor/Divulgação

Dodge fora do Brasil

A Dodge saiu do mercado brasileiro em março deste ano, quando esgotou o estoque da antiga geração do Journey, que era o seu único modelo à venda no País. Este foi o segundo adeus da Dodge, que, desde janeiro, pertence à Stellantis. Entretanto, o grupo que reúne as marcas da FCA e da PSA já tem vários SUVs de sucesso no Brasil - como a dupla Compass e Renegade, da Jeep. Assim, não se justifica a importação do novo Journey.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião