A Citroën confirmou que vai revelar, no próximo dia 27 deste mês de abril, um novo SUV feito no Brasil e que será um modelo global. Tal como antecipamos no Jornal do Carro, o carro em questão é a nova geração do Aircross. Entretanto, desta vez o SUV compacto virá maior e com opções de cinco e sete lugares, para disputar com o Chevrolet Spin.
Apesar de conhecido como C3 Aircross, o nome do SUV que terá produção em Porto Real (RJ) ainda é incerto. Por ora, a Citroën o chama de “Projeto CC24”, conforme reportagem do Autos Segredos. No entanto, acredita-se que o modelo (desenvolvido pelas equipes de Índia e Brasil, países onde passa por fases de testes) terá duas opções de motor.
Leia Mais
Continua depois do anúncio
Especulações apontam que, nas versões mais baratas, oferecerá motor 1.6 aspirado de 120 cv e 15,7 mkgf atrelado ao câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades. Outra opção é o propulsor 1.0 Turbo Flex de três cilindros – o mesmo que equipa a dupla Fiat Pulse e Fastback. Afinal, vale lembrar, ambos SUVs pertencem à Stellantis. Este gera 130 cv de potência e 20,4 mkgf de torque máximo com o câmbio CVT de 7 marchas.
Outro ponto ainda incerto são os nomes das versões de acabamento. No entanto, espera-se que o novo Aircross mantenha o padrão do C4 Cactus. Ou seja, o SUV deverá ter as opções Live, Feel, Feel Pack e a topo de linha Shine.
O que deve oferecer?
Tal como o C3, o novo Aircross terá apenas quatro airbags de série em todas as versões. No mais, controles de tração e de estabilidade e assistente de partida em rampas fazem parte da lista. De acordo com flagra feito na Índia, o SUV compacto terá quadro de instrumentos digital, central multimídia e Head-Up display dentre as tecnologias.
Quanto ao visual, os flagras feitos no Brasil dão conta de que o SUV terá barras no teto, bem como plástico preto nos para-lamas e soleiras das portas. De acordo com projeções do site Carcoops (imagem em destaque), os faróis se conectam ao logotipo da Citroën. Já a grade dianteira se divide em duas partes. Como no C3, o Aircross deverá manter as lanternas em formato quadrado.
Além disso, a nova plataforma modular CMP permitiu aumentar o balanço traseiro, que deverá medir cerca de 4,30 metros de comprimento. Assim, ficará na média de outros SUVs compactos, como Hyundai Creta, Jeep Renegade, Nissan Kicks e VW T-Cross, entre outros.
Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube
Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!