clássicos Volkswagen mina
Edou/Instagram/L'argus/Reprodução

Coleção com 40 clássicos da Volkswagen é achada em mina desativada

Fotógrafo holandês encontra mina na Suíça com vários modelos da Volkswagen abandonados; razão do abandono é desconhecida

Por Rodrigo Tavares 04 de jun, 2024 · 3m de leitura.

A Suíça volta às manchetes automotivas outra vez nessa semana. Depois do recente anúncio do fim do tradicional Salão do Automóvel Internacional de Genebra, outra descoberta chamou a atenção dos fãs de carros: a descoberta de cerca de 40 modelos antigos da Volkswagen, dos mais diferentes anos e tipos, dentro de uma mina abandonada.

Mas a pergunta permanece: por que esses carros foram parar na mina? A resposta exata não é sabida, mas vamos aos detalhes. Quem fez a descoberta foi um fotógrafo holandês apelidado de Edou, que encontrou uma mina desativada. Aparentemente usada para a extração de ardósia no passado, em Halt-Valais, parte “alemã” da Suíça.

Edou/Instagram/L'argus/Reprodução
Edou/Instagram/L’argus/Reprodução

Em um vídeo postado nas redes sociais, o fotógrafo adentra a mina e descobre vários modelos Volkswagen, que vão desde Passats e Golfs, e outros modelos, como o hatch Polo. Além disso, é possível ver também alguns Fuscas, por exemplo. Parados e esquecidos no tempo, alguns modelos estão se deteriorando, no entanto.

Edou/Instagram/L'argus/Reprodução
Edou/Instagram/L’argus/Reprodução

Em uma das fotos, é possível ver o interior de um dos Golfs, e além da similaridade com a interna do antigo VW Santana, nota-se uma grande quantidade de bolor, por conta das condições inadequadas de conservação dos carros. Alguns modelos não têm todas as peças, enquanto outros estão em bom estado, apenas empoeirados.

Edou/Instagram/L'argus/Reprodução
Edou/Instagram/L’argus/Reprodução

Estima-se que os modelos estejam abandonados a pelo menos 10 anos, por exemplo. Por fim, fazendo companhia aos VW dos anos 70 a 90, um New Beetle e um Golf de quarta geração, chamado no Brasil de “sapão”. A razão para o abandono dos modelos na mina suíça é uma incógnita.


O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Chevrolet S10 2025 ganha potência e tecnologia para enfrentar a concorrência

Newsletter Jornal do Carro

Complete seu cadastro para receber as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Cep inválido
CPF/CNPJ inválido
Telefone inválido
Tudo certo!

Seu cadastro foi enviado. Em breve você receberá as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.