Era março de 2015 e a Jeep causava frisson ao trazer o Renegade ao mercado brasileiro para fazer frente a opções como Ford Ecosport e Renault Duster. O modelo foi bem aceito pelo consumidor, mas, hoje, dez anos depois, já sofre os impactos da idade. De lá para cá passou apenas por facelift e, na última troca de linha, teve apenas reposicionamento de versões e inclusão/exclusão de equipamentos. Mas o tempo não perdoa e a história de que “em time que está ganhando não se mexe” vai ser repensada pela fabricante. Até porque o Avenger vem aí.
A mudança está prevista para o ano que vem. Mas ainda não se trata da nova geração. De acordo com apuração do site Autos Segredos, vem aí mais um facelift. Mas, as mudanças não se restringem à estética – com novos para-choques, grande e faróis. Afinal, a ideia é que o SUV produzido na fábrica de Goiana (PE) adote motorização híbrida leve.
Com as novidades mecânicas, o Renegade subirá um degrau. A ideia da Jeep é, portanto, abrir espaço para a chegada do compacto Avenger, com produção prevista para o fim de 2026 em Porto Real (RJ). Isso porque usa a mesma plataforma CMP, de origem PSA Peugeot-Citroën. Todas as marcas, a princípio, pertencem à Stellantis.

A publicação aponta que, assim como fará a Fiat Toro ainda neste ano, o Renegade renovado manterá o atual motor 1.3 turboflex de 185 cv de potência máxima e 27,5 mkgf, porém, contará com a ajuda de um sistema híbrido de 48V. A fim de economizar combustível e reduzir os índices de emissões, entram em cena dois motores elétricos. Um deles atua no câmbio E-DCT do carro e o outro substitui o alternador. O motor elétrico adicional gera 28 cv e 5,6 mkgf.

Funções extras
Entre as tecnologias mecânicas, o Booste Assist transforma a energia elétrica armazenada em mecânica. E, por fim, a função Coasting permite ao veículo continuar em movimento mesmo com o câmbio desacoplado ou até mesmo com o motor desligado.
As mudanças do Renegade, a princípio, também invadirão o espaço interno. São esperados novo acabamento e novos grafismos no painel. Central multimídia mais moderna e lista mais encorpada de itens de série também podem fazer parte da renovação. No futuro próximo os primeiros protótipos começarão a sair às ruas para testes de rodagem.
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