Você está lendo...
Dez fatos importantes sobre o Jeep Renegade
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Dez fatos importantes sobre o Jeep Renegade

Modelo produzido em Pernambuco chegará às concessionárias da Jeep no País no dia 10 de abril

14 de mar, 2015 · 8 minutos de leitura.

Publicidade

 Dez fatos importantes sobre o Jeep Renegade

O site oficial da Jeep avisa ao visitante: faltam 27 dias para o lançamento do Renegade. O modelo é uma das estreias mais importantes do ano para o mercado brasileiro e terá opção de motor 1.8 flexível ou 2.0 turbodiesel, câmbio automático de seis ou nove marchas e tração 4×2 ou 4X4. Para promover o lançamento, a montadora oferece brindes para os mil primeiros compradores, que podem escolher entre barras transversais, porta-objetos flexível, geladeira portátil ou protetor de banco para animais.

A produção já começou. Nacional, ele é o primeiro veículo a sair da nova fábrica da Fiat (proprietária da Jeep) na cidade de Goiana, em Pernambuco. A apresentação da versão brasileira ao público ocorreu em outubro do ano passado, durante o Salão do Automóvel de São Paulo. Enquanto o dia 10 de abril não chega, o Jornal do Carro selecionou 10 coisas que você precisa saber sobre o Renegade.

Publicidade


Confira:

1º É o primeiro utilitário compacto nacional com motor a diesel

Fabricado na Itália, o propulsor rende 170 cv e tem torque máximo de 35,7 mkgf. É acompanhado pelo câmbio automático de nove velocidades. A Jeep informa que com o motor a diesel, o jipinho tem autonomia média de 950 km.


2º É o primeiro veículo nacional com câmbio automático de nove marchas

A transmissão é a mesma do Jeep Cherokee, que acaba de chegar às lojas em sua quinta geração. O equipamento promete realizar trocas suaves e ajudar na economia de combustível.

3º Divide plataforma com a futura picape média da Fiat


A base, que é também a do 500X, dará origem à primeira picape média da Fiat, que será produzida, assim como o Jeep, em Goiana. O modelo da marca italiana deve chegar às concessionárias até o fim deste ano.

4º Inaugurou a produção de veículos da fábrica da Fiat em Goiana

As primeiras unidades do jipinho saíram da linha de montagem em fevereiro passado. Até a data, 250 exemplares pré-serie haviam sido fabricadas e usadas para testes no País. A capacidade da planta é de 250 mil veículos por ano.


5º Herdou motor flexível 1.8 da linha Fiat

A propulsor E-Torq passou por atualizações, mas é o mesmo de modelos como Bravo, Strada e Linea, entre outros. O 1.8 de quatro cilindros flexível tem 130 com gasolina e 132 cv com 100% de etanol no tanque.

6º É um veículo global


O utilitário já está sendo produzido na Itália, para atender o resto da Europa, Oriente Médio, África e América do Norte. A produção nacional abastecerá o mercado local e o latino-americano.

7º Versões mudam de nome conforme o mercado

No Brasil, as versões disponíveis no configurador são Sport, Longitude e Trailhawk. Já nos Estados Unidos, as opções são Sport, Latitude, Limited e Trailhawk.


8º Quer brigar pela liderança do segmento

O objetivo da montadora é comercializar 50 mil unidades do Renegade até o final do ano no Brasil. Isso o colocaria na briga direta com o Ford EcoSport pela liderança do segmento, que tem ainda Chevrolet Tracker e Renault Duster (que em breve chega às lojas reestilizado), além de modelos chineses. O Honda HR-V estará nas concessionárias no dia 20 e o Peugeot 2008, até o fim do semestre.

9º Tem referências da marca Jeep espalhadas pela carroceria


Uma das partes que mais chama a atenção no Renegade é a riqueza de detalhes no acabamento do jipinho. A Jeep espalhou vários “lembretes” pelo carro que remetem à história da marca. As tradicionais sete barras estão nos faróis, lanternas e em peças como os alto-falantes. Na moldura do sistema de som há a inscrição “Since 1941”, em referência à data de fundação da Jeep.

10º Foi eleito o carro mais importante do Salão de São Paulo

Durante a mostra de veículos que ocorreu em outubro do ano passado, o utilitário-esportivo foi escolhido por 17 dos 22 profissionais de comunicação consultados pelo Jornal do Carro – dos quais 14 são integrantes da equipe do Estadão que atuou na cobertura do evento e oito representam outros conceituados veículos do País. Segundo os “jurados”, as principais razões para a vitória do Renegade são o fato de o utilitário prometer preço competitivo (cerca de R$ 65 mil) e ter real aptidão para uso no fora de estrada, além de versões com motor a diesel e tração 4×4.


Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.