O próximo lançamento da Volkswagen no Brasil vai agitar o segmento de sedãs compactos. Com a aposentadoria do Voyage agora em dezembro, a montadora vai renovar o Virtus tal como fez com o Polo. A linha 2023 do sedã, conforme publicamos no Jornal do Carro ainda em março, assumirá o posto de sedã de entrada da VW no mercado brasileiro.
Para isso, a VW fará com o Virtus exatamente o que fez com o Polo. Em outubro, o hatch foi reposicionado e ficou um pouco mais simples para concorrer diretamente – com maior volume – contra Chevrolet Onix e Hyundai HB20, os dois hatches mais vendidos do País. Da mesma forma, o Virtus 2023 virá com mudanças parecidas para acirrar a disputa com Onix Plus e HB20S, modelos que também lideram as vendas de sedãs.
Assim como o Polo, o sedã vai descartar refinamentos, como assistentes semiautônomos. Além disso, trocará os discos de freio por tambores nas rodas traseira e ganhará o motor 1.0 turbo flex que era do Up! TSI. Mas na versão atualizada que gera 109 cv com gasolina e 116 cv com etanol. O câmbio poderá ser manual de cinco marchas ou automático de 6 marchas nas versões mais caras. Mas, seja qual for a transmissão e o combustível, o torque é de 16,8 mkgf.
Virtus turbo manual
Pela primeira vez, o sedã compacto derivado do Polo terá uma opção 1.0 turbo com câmbio manual. Até agora, as versões Comfortline e Highline do Virtus traziam o motor 1.0 turbo flex 200 TSI com 128 cv e 20,4 mkgf, que era sempre automático. Mas esta opção sairá de oferta na linha 2023. Assim, para vender maior volume e ocupar o lugar do Voyage, o modelo terá versão de entrada TSI manual com o câmbio de cinco marchas.
Mesma cabine do Polo
Tal qual o irmão hatch, o Virtus 2023 terá novidades por dentro. Para começar, herdará dos SUVs Nivus e T-Cross o volante e os comandos sensíveis ao toque do ar-condicionado. Já a multimídia será a veterana Composition Touch (6,5″) na versão básica, e a VW Play no topo, com tela de 10″ e chip de internet. O acabamento terá tecido nas portas e partes macias. Além disso, o sedã terá o quadro de instrumentos digital de 8″, e a tela de 10,25″ no Highline.
Na reestilização do Polo, a multimídia VW Play ganhou funções extras. Há quatro novos Apps. Destaque para o Abasteça Consciente, que incentiva o uso do etanol, calculando consumo e emissões. O My Turner, por exemplo, tem todos os canais de rádio do mundo. Além destes, o Meu VW Connect pode mostrar informações atualizadas do veículo no smartphone, como quilometragem total, nível de combustível, consumo médio e dados de viagens.
Por fim, equipamentos como quatro airbags, bloqueio eletrônico do diferencial, controle de pressão dos pneus e sistema de frenagem automática pós-colisão vêm de série desde a versão de entrada. Por sinal, diferente do Polo, que tem opção MPI com motor 1.0 flex aspirado, o Virtus 2023 terá somente versões turbo, com TSI manual, Comfortline e Highline – estas duas automáticas. Com o reposicionamento, o sedã deverá ter preço inicial na faixa de R$ 90 mil.