Você está lendo...
Gol Last Edition chega com preço de R$ 95.990, mas já esgotou
Lançamentos

Gol Last Edition chega com preço de R$ 95.990, mas já esgotou

Série limitada marca a despedida do popular da Volkswagen no Brasil após 42 anos de produção; Gol LE é para fãs e tem somente 1.000 unidades

Diogo de Oliveira

24 de nov, 2022 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

VW Gol Last Edition
Versão Last Edition tem inspiração nas versões esportivas do Volkswagen Gol dos anos 1980
Crédito:EUGÊNIO AUGUSTO BRITO/ESTADÃO

Saiu a última fornada do Gol, e ela já esgotou. Uma semana depois de divulgar as fotos, a Volkswagen anunciou o preço do Gol Last Edition, série limitada que marca a despedida do hatch após 42 anos. O modelo terá só 1.000 unidades, todas com o motor 1.0 MPI flex de 84 cv e o câmbio manual de cinco marchas – tal como antecipamos no Jornal do Carro. Serão 650 exemplares para o Brasil e 350 para outros países vizinhos, como Argentina e Uruguai.

Entretanto, a unidade derradeira, de número 1.000, ficará no acervo da montadora na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Lá, a VW dispõe de um galpão cheio de clássicos da marca e, com o Gol LE, o plano é montar uma ala exclusiva para remontar a história do hatch. Afinal, além de ser uma criação da Volkswagen do Brasil, o popular foi líder de vendas no País por 27 anos consecutivos. Somente na última década o Gol foi superado.

Série já esgotou

Nessa ação de despedida, a Volkswagen reservou uma unidade do Gol LE para cada concessionário no País. O restante foi vendido pela internet, em um hotsite. E neste mesmo link a marca informa que já esgotou a série final do Gol. Entretanto, vale lembrar que a marca alemã fez a mesma homenagem para a Kombi, que se despediu em dezembro de 2013. Porém, na época, a versão “Last Edition” fez enorme sucesso e teve a produção dobrada.

Publicidade


VW Gol Last Edition
EUGÊNIO AUGUSTO BRITO/ESTADÃO

Por ora, a VW não fala em ampliar a produção. Ou seja, para os fãs interessados que não conseguiram um exemplar, resta aguardar. No hotsite, a montadora já anuncia o novo Polo, que ganhou reestilização em outubro para substituir o Gol a partir de dezembro. O Polo Track, versão de entrada do hatch, chegou inclusive com o mesmo preço do veterano, por R$ 79.990. A fábrica de Taubaté (SP) foi modernizada ao longo dos últimos meses para montar o modelo.



Gol LE tem detalhes nostálgicos

Gol Last Edition tem pintura na cor Vermelho Sunset e detalhes que remetem às versões esportivas dos anos 1980. Tem, por exemplo, um emblema com o desenho da clássica roda Orbital na coluna traseira. Além disso, há detalhes na cor preta em várias partes da carroceria – nos retrovisores, na grade dianteira, nas maçanetas, nas calotas (que cobrem as rodas de 15″), nos vidros e nos para-choques.


VW Gol Last Edition
EUGÊNIO AUGUSTO BRITO/ESTADÃO

Outro detalhe marcante é a faixa preta que conecta as lanternas, ou seja, uma homenagem ao saudosos Gol GT, GTS e GTi. O hatch tem, por fim, faróis com máscaras negras e um aerofólio. E na parte inferior das portas há adesivos com o nome Last Edition.

Da porta para dentro, o Gol Last Edition também aposta nos tons escuros. Tem revestimento com materiais que mesclam preto e cinza, bem como bancos com costuras vermelhas pespontadas. O logotipo “Last Edition” vai no encosto dos bancos dianteiros. E, como de praxe neste tipo de série, tem placa de numeração colada no painel.


VW Gol Last Edition
EUGÊNIO AUGUSTO BRITO/ESTADÃO

Na mecânica, o motor 1.0 MPI flex de 3 cilindros e 12 válvulas gera 77 cv de potência e 9,6 mkgf de torque com gasolina, ou 84 cv e 10,4 mkgf com etanol. O motor trabalha em conjunto com o câmbio manual de 5 marchas e tem foco, portanto, na economia de combustível. Entre os equipamentos, destaque para a multimídia Composition Touch de 6,5″, que tem espelhamento (por cabo) com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião