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VW Polo 2023 chega com mais tecnologia e preço a partir de R$ 82.990
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VW Polo 2023 chega com mais tecnologia e preço a partir de R$ 82.990

Linha 2023 do VW Polo vem com faróis de LEDs e quadro de instrumentos digital; hatch mantém motor 1.0 MPI flex e estreia novo 170 TSI turbo

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

19 de set, 2022 · 7 minutos de leitura.

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Polo 2023
Polo tem opções de motor MSI ou TSI e quatro versões de acabamento
Crédito:Volkswagen/Divulgação

Após diversos flagras e muita especulação, eis o novo Polo. A Volkswagen apresentou a linha 2023 do hatch nesta segunda-feira (19) e divulgou seus preços, conteúdos e versões. O compacto agora parte de R$ 82.990 na configuração de entrada MPI (confira a gama completa abaixo). Sobre a versão de entrada Track, que substituirá o Gol como modelo de entrada da marca, no entanto, a fabricante preferiu não se manifestar por ora.

Conforme noticiou o Jornal do Carro, ainda não é desta vez que o hatch seguirá os passos do irmão europeu. Apesar da nova cara, o facelift deixa de lado a traseira ao estilo do Golf 8, que conta com lanternas que invadem a tampa do porta-malas. Na reestilização, o conjunto se mantém o mesmo de 2017, ganhando apenas rearranjo das luzes no interior da peça. O para-choque, por sua vez, é novo, bem como o difusor. A iluminação agora usa LEDs.

Polo
Volkswagen/Divulgação

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Dessa forma, o VW Polo passa a ser o único do segmento com faróis de LEDs desde a versão de entrada. A peça, inclusive, reúne farol alto, baixo, e sinalização diurna, com luzes de posição e direcional.

No mais, a dianteira tem o novo para-choques com entradas de ar maiores e grade dianteira redesenhada (está mais fina). Outro detalhe é o logotipo da Volkswagen. Agora, o Polo segue os passos dos modelos mais recentes e traz o novo escudo. Por fim, a cor vermelha Sunset – disponível no Nivus e no T-Cross – entra para a paleta de cores.

Polo
Volkswagen/Divulgação

Por dentro do Polo 2023

Assim como as mudanças feitas do lado de fora, o interior do Polo não muda muito, mas tem novidades. O hatch herda do irmão Nivus o volante e os comandos do ar-condicionado, que são sensíveis ao toque. A central multimídia VW Play, com tela de 10″, agora tem chip de internet. Outra evolução é acabamento com tecido nas portas e peças macias. Além disso, o Polo 2023 tem quadro de instrumentos digital de 8″ nas versões de entrada, e de 10,25″ na topo de linha.

Inéditos também são os bancos esportivos, inteiriços e inspirados na linha GTS. No mais, o Polo tem carregamento de celular por indução e duas saídas USB, do tipo C, para os passageiros traseiros.

Volkswagen/Divulgação

Mais tecnologia

De acordo com a Volkswagen, a multimídia tem funções extras. Há quatro novos Apps. Destaque para o Abasteça Consciente, que incentiva o uso do etanol, calculando emissões e consumo. O My Turner, por exemplo, tem todos os canais de rádio do mundo. Da mesma forma, o Meu VW Connect pode mostrar informações atualizadas do veículo no smartphone. Dentre elas quilometragem total, nível de combustível, consumo médio e dados de viagens.

Por fim, equipamentos como quatro airbags, bloqueio eletrônico do diferencial, controle de pressão dos pneus e sistema de frenagem automática pós-colisão já vêm de série desde a versão de entrada MSI.

Motores

O novo VW Polo vem com o motor MPI na versão de entrada. O 1.0 flex aspirado rende 77 cv (gasolina) e 84 cv (etanol) e tem 10,3 mkgf de toque máximo. O câmbio é manual de 5 marchas. Até então, a expectativa era de que o hatch fosse aposentar essa opção, deixando o motor 1.0 de três cilindros para o Polo Track.


Já a versão TSI traz o 1.0 turbo que era do Up!, com 109 cv com gasolina e 116 cv com etanol. Este também é acoplado ao câmbio manual de 5 marchas. Nas versões Comfortline e Highline, o motor vem acoplado ao câmbio automático de 6 marchas. Aqui, seja qual for a transmissão e o combustível no tanque, o torque é sempre de 16,8 mkgf.

Vale lembrar que, antes, as versões Comfortline e Highline traziam o motor 1.0 turbo flex 200 TSI. Ou seja, ao contrário do novo 170 TSI, ele gerava 128 cv e 20,4 mkgf.



Vale salientar que, conforme noticiou o Jornal do Carro, de acordo com os números fornecidos pelo Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro (PBVE), o novo Polo promete grande economia no motor 170 TSI. Os números ficam assim: 9,6 km/l (cidade/etanol); 11,6 km/l (estrada/etanol); 13,8 km/l (cidade/gasolina) e 16,5 km/l (estrada/gasolina). Tais resultados garantem Nota A de consumo na categoria, e nota B no ranking geral.


Preços e versões do novo VW Polo 2023:

MPI – R$ 82.990
TSI – R$ 92.990
Comfortline – R$ 102.990
Highline – R$ 109.990

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.