21/09/2011 - 5 minutos de leitura.

Comparativo: Fiat 500 x Kia Picanto

Este comparativo é por “tempo limitado”, mas é um belo exemplo de que o consumidor sai perdendo – e muito – com o aumento do IPI para alguns importados. Alguns! Entre eles o Picanto, ótimo sul-coreano imbatível em custo-benefício. Já o 500…

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

RAFAELA BORGES
FOTOS: SÉRGIO CASTRO/AE

Por ora, a nova geração do Picanto, que acaba de chegar ao País, sai a R$ 34.900 com câmbio manual. Em breve, ela custará quase R$ 50 mil. Isso porque o governo decidiu aumentar em 30 pontos porcentuais o IPI para alguns importados (veja na página 8). É uma pena, já que neste comparativo com o 500, também estrangeiro e recém-relançado aqui, o Kia se mostrou superior. Agora mexicano (antes vinha da Polônia), o Fiat tem tabela a partir de R$ 39.990 na versão Cult.

E esse preço não mudará, já que um viés da nova regra deixou de fora da alíquota maior os carros feitos no México. Quem perde é o consumidor, que terá de correr se quiser garantir pelo preço atual o sul-coreano, que supera o 500 em praticidade, dirigibilidade e espaço interno.

Continua depois do anúncio

Confira as fotos do Kia Picanto



Não que o Fiat não seja bom. Sua cabine, com pintura que acompanha a cor externa, é puro charme, e a lista de equipamentos, incomparável no segmento.

O motor 1.4 flexível de até 88 cv, novo no carrinho, desempenha seu papel tão bem quanto o ator Dustin Hoffman diante de Ricardo Macchi no anúncio do 500. Mas além de custar R$ 5 mil a mais que o Picanto (em condições iguais de IPI), a ausência das portas traseiras limita seu público.

Elas fazem falta para quem precisa levar objetos no banco de trás. Como uma cadeirinha de criança, por exemplo.


Quanto à dirigibilidade, o Picanto é mais firme do que o rival, mas sem abrir mão de maciez. A direção traz assistência elétrica.

O Fiat é mais molenga na suspensão e, em curvas, o controle eletrônico de estabilidade, de série, dá conta do recado. O câmbio do Kia é mais preciso que o do 500 – os dois têm cinco marchas.

Graças às dimensões compactas, ambos são fáceis de estacionar e oferecem boa desenvoltura no trânsito urbano. O três-cilindros 1.0 do Picanto, também flexível e com até 80 cv, vai tão bem, ou até melhor, que o do Fiat.


Combinado ao câmbio, deixa o carro esperto na hora de arrancar e ao retomar velocidade, sem fazer o esforço típico dos motores dessa cilindrada. Parece até ser “maior” do que é.

Confira as fotos do Fiat 500



Notícias relacionadas

Avaliação

VW Tiguan Allspace R-Line é bom, mas podia ser melhor; veja o vídeo

Avaliação

Aceleramos: Jeep Commander Blackhawk é SUV esportivo para sete pessoas apressadas

Avaliação

Avaliação: Renault Duster 2024 ganha itens, mas consumo é ruim; veja o vídeo

Avaliação

Vídeo: veja tudo o que mudou no Chevrolet Spin 2025 de 7 lugares

OFERTAS 0KM
Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

Consulte condições.

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

Consulte condições.

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

VER TODAS AS OFERTAS