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Confira avaliação do novo Fiat Freemont
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Avaliação

Confira avaliação do novo Fiat Freemont

Com o Freemont, a Fiat entra para o clube das marcas que oferecem veículos familiares grandes. O crossover mexicano é o primeiro produto fruto da aliança entre a marca italiana e a Chrysler e chega ao País em duas versões. Conheça aqui o modelo e...

13 de ago, 2011 · 4 minutos de leitura.

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 Confira avaliação do novo Fiat Freemont

MILENE RIOS

Com o Freemont, a Fiat entra para o clube das marcas que oferecem veículos familiares grandes. O crossover mexicano é o primeiro produto fruto da aliança entre a marca italiana e a Chrysler e chega ao País em duas versões: Emotion, com cinco lugares, e Precision, para sete pessoas. Os preços vão de, respectivamente, R$ 81.900 e R$ 86 mil.

Fotos: Fiat/Divulgação

Baseado no Journey, o “novo” modelo, que a Fiat apresenta como SUV, herda do Dodge o motor 2.4. Aqui, ele gera 172 cv (nos EUA são 175 cv). Assim como o propulsor, o câmbio automático de quatro marchas equipava o “aposentado” PT Cruiser, da Chrysler, dona da Dodge.

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Com 1.809 quilos, o grandalhão Freemont tem desempenho de carro familiar. Em acelerações e retomadas ele “sofre”. A situação é agravada pelo número limitado de marchas. Embalado, até que vai bem.


A divisão de engenharia brasileira colocou as mãos na suspensão, segundo informações da Fiat. Mais firme, faz com que a carroceria incline menos em curvas que a do Journey e absorve bem as imperfeições do piso.

Na cabine, o painel é totalmente novo. As linhas retas e grafismos ultrapassados do Dodge deram lugar à formas mais arredondadas e acabamento com texturas diferentes e peças prateadas. Esse conjunto será visto na linha 2012 do “irmão gêmeo”, que estreia no País ainda neste ano.

No Fiat, os assentos da segunda fileira são rebatíveis para facilitar o acesso à última, indicada para crianças. A fabricante informa que há 32 configurações possíveis. Com sete a bordo, a capacidade do porta-malas cai para de 580 para 145 litros, menos que o do Smart Fortwo, de 220 l. Os encostos de cabeça atrapalham a visibilidade traseira. Para minimizar, a versão de topo tem sensor de estacionamento.


A Emotion tem airbag duplo, ar-condicionado com duas zonas, controle de estabilidade e sistema multimídia. A Precision inclui mais quatro airbags (laterais e do tipo cortina), assentos elevados para crianças, ar com três saídas, barras longitudinais no teto e rodas de 17”. Os bancos de couro são opcionais.

A estimativa da Fiat é comercializar de 1 mil a 1.500 unidades mensais do Freemont. A média do Journey é de 2 mil por ano.


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