O Ano Novo já está batendo na porta, com apenas duas semanas restantes de 2023. E com a chegada de 2024, uma enxurrada de novos carros deverá invadir o mercado.
Ainda há muitas confirmações pendentes, além de outros modelos prometidos que podem atrasar. Mas com as informações que temos até o momento, listamos 30 veículos que devem passar a rodar nas ruas brasileiras no ano que vem.
Lista tem carros elétricos, picapes e, claro, SUVs
Haverá novidades para todos os gostos e bolsos. Desde elétricos mais populares, reestilizações de carros clássicos, nova geração de um esportivo icônico, modelos inéditos e veículos de sete lugares.
Até uma marca nova deve desembarcar em território nacional. A Zeekr, uma das marcas de carros elétricos chineses da Geely – mesma dona da Volvo e da Lotus, por exemplo – começará suas operações no País em 2024. Confira abaixo nossa seleção.
Carros da BMW
1 – X2
A nova geração do X2 deverá chegar logo no começo do ano que vem. A segunda geração do SUV cupê herda detalhes do X1, mas tem personalidade própria. Na versão de topo M35i xDrive, o modelo tem tração integral e motor 2.0 turbo a gasolina capaz de gerar 321 cv de potência e 40,8 mkgf de torque. O 0 a 100 km/h é cumprido em 5,4 segundos.
2 – iX2
Versão elétrica do X2, o iX2 tem dois motores que produzem juntos 275 cv e 50,3 mkgf. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,6 segundos. Seu conjunto de baterias de íons de lítio, com capacidade de 66,5 kWh, garante autonomia de até 449 km no ciclo WLTP, de acordo com a BMW. Desse modo, os dois carros estão programados para estrear em breve.
3 – Série 5
O sedã Série 5 chegará ao Brasil em versões híbridas plug-in. A 550e xDrive vem com motor 3.0 turbo e um elétrico para gerar 489 cv e 71,4 mkgf. Tem câmbio automático de oito marchas e tração integral. Já o 530e traz um 2.0 turbo combinado com a tecnologia eDrive para entregar 299 cv e 45,9 mkgf. De acordo com a BMW, o modelo pode rodar mais de 160 km com um litro de gasolina.
4 – i5
A versão elétrica do sedã chegará ao Brasil na configuração M60. Serão dois motores, um em cada eixo, para entregar nada menos que 601 cv de potência e 83,7 mkgf de torque. Assim a aceleração até os 100 km/h é feita em 3,8 segundos. A bateria de 81 kWh garante uma autonomia de até 582 km, de acordo com o ciclo WLTP.
BYD
5 – Dolphin Mini
Chamado de Seagull na China, o modelo elétrico mais barato da BYD vai se chamar Dolphin Mini no Brasil. Dessa forma, vai se juntar a Dolphin e Dolphin Plus, carros já disponíveis no País, como uma versão de entrada. A marca chinesa, entretanto, ainda não revelou dados técnicos do compacto, que a princípio será importado da China. Mas eventualmente o hatch terá produção na fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia. A expectativa é de que seu preço inicial fique próximo de R$ 100 mil.
Carros da Chevrolet
6- Blazer EV
Revelado em junho deste ano, o Blazer elétrico já tem passaporte carimbado para o Brasil. Mas ainda não se sabe qual versão vai desembarcar por aqui. Por ora, a GM divulgou que as versões LT e RS AWD serão equipadas com motor elétrico de 292 cv e 46 mkgf de torque, enquanto a RS terá propulsor de 345 cv e 44,9 mkgf. Por fim, a configuração mais esportiva SS, cuja produção começa em meados de 2024, será um dos carros mais potentes da marca com 565 cv sob o capô quando estrear.
7 – Spin
Com estreia programada para o primeiro semestre do ano que vem, a Spin reestilizada terá visual parecido com o da picape Montana. Desse modo, terá grade em formato de colmeia dividida por barra e luzes de LEDs contornando o capô. Na parte de baixo ficam os faróis principais. No para-choque dianteiro, por fim, luzes de neblina. Sob o capô estará o velho motor 1.8 de 111 cv e 17,7 mkgf de torque. A oferta de carros com cinco ou sete lugares também será mantida.
8 – S10
A S10 vai receber um merecido facelift no próximo ano para enfrentar a forte concorrência do mercado de picapes. Com traços semelhantes aos da Colorado, sua irmã norte-americana, a caminhonete terá faróis mais afilados e posicionados mais acima. Além disso, a grade frontal receberá novo desenho. Por dentro, novos acabamentos e tecnologias devem fazer parte do pacote. O que não muda, entretanto, é o motor 2.8 turbodiesel de até 200 cv e 51 mkgf de torque. Nas versões de topo, um novo câmbio automático de oito marchas é aguardado.
Citroën
9 – C3 Aircross 7 lugares
Com a versão de cinco lugares recém-lançada, a expectativa fica por conta da opção de sete assentos do C3 Aircross no primeiro trimestre de 2024. Sua proposta de ser o SUV com motor turbo e câmbio automático mais acessível do País deve ser mantido na versão que leva mais passageiros. Afinal, ao menos na versão de entrada, deverá custar menos que a Chevrolet Spin, atualmente o carro de sete lugares mais barato no mercado brasileiro. Serão três opções de acabamento: Feel, Feel Pack e Shine. Todas equipadas com motor 1.0 turboflex de até 130 cv (etanol) e 20,4 mkgf, além de câmbio CVT que simula sete marchas. Nós já avaliamos o modelo, veja o vídeo acima!
Fiat
10 – Titano
Prestes a estrear por aqui, a Titano será a primeira picape média da Fiat para brigar com Chevrolet S10, Toyota Hilux e Ford Ranger, por exemplo. Por ora, a montadora não revelou detalhes técnicos ou informações sobre preços e versões. Mas a aposta é de que a caminhonete receba o 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 mkgf usado pelas vans da Stellantis, além de câmbio automático de seis marchas. Os preços devem ficar em torno de R$ 250 mil e R$ 290 mil.
Ford
11 – Mustang
A sétima geração do icônico Mustang foi apresentada em 2022, mas apenas agora em 2024 chegará ao Brasil. O design muda pouco, com cara agressiva, traseira curta e longo capô dianteiro. Mas agora os faróis estão mais finos e recebem LEDs. As versões de entrada mantêm o motor 2.3 EcoBoost de quatro cilindros e 310 cv. Já a versão de topo Dark Horse traz o motor 5.0 Coyote V8 de 500 cv.
GWM
12 – Poer
Um dos modelos mais cotados para iniciar as operações da fábrica da GWM no País é a picape híbrida plug-in Poer. Apesar de ainda haver um impasse sobre algumas mudanças que o modelo terá para o mercado brasileiro, sua estreia deverá ocorrer ainda em 2024. A princípio, a Poer deve usar o mesmo conjunto do Haval H6: motor 1.5 turbo em conjunto com dois elétricos (um em cada eixo) que entregam, juntos, 393 cv e 77,7 mkgf de torque.
Honda
13 – CR-V
O aguardado CR-V estreia em versão híbrida no começo de 2024. O SUV médio virá ao Brasil em versão única Touring equipada com motor 2.0 a gasolina conectado a outros dois motores elétricos pra gerar 207 cv de potência e 34,1 mkgf de torque. De acordo com a Honda, o consumo chega a 17 km/l. Já a autonomia no modo elétrico é de 82 km. Seu preço deve fica acima de R$ 300 mil.
JAC
14 – Yiwey 3
A fim de não perder o recente boom das novidades chinesas no Brasil, a JAC prepara uma resposta para o BYD Dolphin e o GWM Ora 03. O Yiwei 3 – nome que deverá ser substituído no Brasil – está disponível na China com duas opções de motores, uma com 95 cv ou 135 cv. A velocidade máxima, contudo, fica limitada aos 150 km/h. Ainda não há confirmação de preço, mas o compacto deve custar na faixa de R$ 150 mil.
Carros da Jeep
15 e 16 – Compass e Commander
Uma novidade será comum aos dos SUVs da Jeep: Compass e Commander vão receber o motor 2.0 Hurricane turbo a gasolina que estreou na Ram Rampage. Os modelos terão ainda algumas alterações pontuais no visual. O detalhe que indica a utilização do novo propulsor é a dupla saída de escape, presente no lado esquerdo do veículo, conforme flagras dos veículos. Na picape, o Hurricane entrega 272 cv de potência e 40,8 mkgf de torque. O câmbio é automático de nove marchas e a tração, 4×4.
17 e 18 – Wrangler e Gladiator
Outra novidade dupla é a chegada das versões reestilizadas do jipão Wrangler e da picape Gladiator. As mudanças estéticas são sutis, mas os dois modelos recebem um pacote tecnológico mais recheado e tela da central multimídia maior. Na mecânica, entretanto, nada muda. O SUV mantém o 2.0 turbo de 272 cv em suas três configurações, enquanto a caminhonete tem versão única com o 3.6 V6 de 284 cv.
Kia
19 – EV9
A Kia confirmou a chegada de seu SUV elétrico de sete lugares para o mercado brasileiro. O lançamento deve ocorrer no primeiro trimestre do próximo ano. Há três opções de trem de força, mas por ora não se sabe qual delas virá ao País. A Standard, com tração traseira, tem 218 cv de potência, e 35,6 mkgf de torque. Já a Long Range oferece 541 km de alcance e motor 204 cv. Por fim há ainda a versão com tração integral com dois motores elétricos que entregam 384 cv e 61,1 mkgf de torque.
Carros da Mini
20 – Cooper
A nova geração do Mini Cooper também deve desembarcar em breve no Brasil. O hatch traz algumas peculiaridades no visual, como as novas lanternas pontiagudas ligadas por uma faixa preta. Já na dianteira permanecem os faróis arredondados. Nas laterais, o modelo está mais parrudo, as rodas são maiores e maçanetas ficam integradas à carroceria. Na mecânica, portanto, o Cooper terá configurações a gasolina (com o mesmo motor 1.5) e elétrica. A autonomia pode variar entre 320 km e 400 km, de acordo com o ciclo WLTP.
21 – Countryman
Outra novidade da Mini também está prevista para o mercado brasileiro: o SUV elétrico Countryman SE ALL4. O modelo tem tração integral e motor de 313 cv de potência e 50,3 mkgf de torque. Chega aos 100 km/h em 5,6 segundos. A montadora informa que a autonomia chega a 433 km (WLTP). No design, o Countryman recebe aparência mais robusta graças às grande caixas de rodas.
Omoda
22 – 5
A Omoda, uma das marcas carros de luxo da Chery, está programada para estrear no Brasil em 2024. E o SUV Omoda 5 dará o ponta pé inicial nas operações da empresa. Por aqui, o modelo será equipado com um motor elétrico de 224 cv de potência alimentado por bateria de 61 kWh. Dessa forma, acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos.
Carros da Peugeot
23 – 208
Apresentado na Europa, o e-208 dá uma clara visão sobre o caminho que a Peugeot irá seguir em seu compacto de sucesso. O hatch vai adotar um visual focado na esportividade e será mais tecnológico. Na dianteira, a nova grade acompanha luzes com um novo contorno de LED. O modelo tem DRLs (luzes de condução diurna) redesenhadas e mais retilínea. No Brasil, a oferta de motores e versões devem ser mantidas como as de atualmente. O carro pode ainda ter o futuro conjunto híbrido flex da Stellantis.
24 – e-2008
O SUV elétrico reestilizado será lançado no Brasil no meio de 2024. Além disso, o e-2008 também recebeu atualizações no motor. De acordo com a marca francesa, o propulsor elétrico ficou 15% mais potente. Assim, alcança os 156 cv de potência, contra os 136 cv anteriores. As baterias, por sua vez, oferecem 54 kWh, o que garante uma autonomia de 406 km no ciclo WLTP.
Renault
25 – Kardian
Um dos carros mais aguardados para 2024 é o Kardian. E um dos lançamentos mais importantes da Renault para os próximos anos. O SUV traz novo formato de grade que ostenta o logotipo da marca. Sua plataforma CMF-B, já familiarizada em modelos como Clio e Captur na Europa, permite o uso de motorizações eletrificadas. Mas por ora receberá o motor 1.0 turbo feito no País. Nós já vimos o compacto de perto e contamos tudo no vídeo acima, confira!
Carros da Toyota
26 – Yaris Cross
A Toyota está muito próxima de lançar seu novo SUV no Brasil. A expectativa é de que o Yaris Cross seja apresentado no início de 2024 no Brasil. Aqui, o modelo vai disputar vendas diretamente com carros líderes no segmento, como Chevrolet Tracker, Honda HR-V e VW T-Cross. Seus preços devem ficar entre R$ 140 mil e R$ 180 mil na versão topo de linha. Por fim, o SUV vai estrear um novo conjunto híbrido flex com motor 1.5 e será mais simples e barato que o disponível em Corolla e Corolla Cross, por exemplo.
27 – Yaris
A Toyota prepara o lançamento da nova geração do Yaris para o Brasil. O compacto deve seguir o design apresentado para o Vios, sua versão asiática. Assim, terá inspirações claras nos sedãs Corolla e Camry. Com base na plataforma TGNA, o modelo vai brigar com Volkswagen Virtus e Honda City na carroceria sedã. Já o motor 1.5 de até 110 cv deverá ser mantido, além do câmbio do tipo CVT. Entretanto, essa atualização pode ser interessante para o lançamento de uma possível versão híbrida flex.
Carros da Volkswagen
28 – T-Cross
Lançado em 2019, a T-Cross vai receber sua primeira reestilização por aqui. De novidade estética, um dos destaques é a dianteira, com novos para-choque e grade, que trará um filete de LED iluminado, além do fim dos faróis de neblina. O SUV compacto de cara nova será lançado no Brasil em 2024 e é um dos carros mais aguardados. Mesmo em testes há algum tempo, a Volkswagen deve manter as versões 1.0 e 1.4 TSI, sem uma versão eletrificada, no entanto.
29 – Amarok
A Amarok também será renovada no que vem. A picape média da Volkswagen, apesar de ser um modelo irmão da Ford Ranger, não terá uma nova geração, mas sim uma atualização extensa. As mudanças ajudarão a mantê-la competitiva frente à concorrência, tanto nos mercados argentino como brasileiro, por exemplo. Itens como o sistema VW Play atualizado, painel de instrumentos digital, controle de cruzeiro adaptativo e alerta de colisão com frenagem automática, por exemplo, vão estrear no modelo. Nada muda na mecânica, entretanto.
Volvo
30 – EX30
Lançado em pré-venda neste ano, o EX30 será o SUV elétrico de entrada da Volvo. Apenas no Brasil, onde chega em maio, já acumula cerca de 2.000 carros reservados. O modelo estará disponível em quatro versões, todas equipadas com o motor elétrico traseiro de 272 cv e 34,9 mkgf de torque. Seu 0 a 100 km/h é cumprido em 5,7 segundos na configuração de entrada e em 5,3 segundos nas versões Extended Range. Entretanto, independentemente da versão, a velocidade máxima é de 180 km/h. Os preços partem de R$ 219.950. Já avaliamos o modelo na Espanha, veja o vídeo!
Siga o Jornal do Carro no Instagram!