Líder de vendas entre os sedãs médios, o Corolla concentra suas virtudes no imbatível equilíbrio entre oferta de produto e a expectativa de seu público-alvo. Tanto que mesmo a nova geração manteve muito da anterior, prova de que, para a Toyota, “em time que está ganhando não se mexe”. Os motores continuaram os mesmos, mas o câmbio passou a ser um ótimo CVT, ainda que isso tenha deixado o três-volumes ainda mais comportado que antes.
Mas é ele que melhor traduz o que um sedã médio deve oferecer. O Corolla é confortável, silencioso, espaçoso e, quando exigido, até consegue animar o motorista – mas com bastante parcimônia. A suspensão relativamente macia isola bem o interior do asfalto ruim das cidades e garante um rodar mais refinado que o do rival Honda Civic, por exemplo.
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Com preços entre R$ 67.810 e R$ 93.730, o Toyota vai da simplicidade da versão GLi até o conjunto mais recheado da Altis, de topo. A básica tem motor 1.8 de 144 cv e é a única que pode vir com um câmbio manual de seis marchas. Já as opções XEi e Altis trazem o 2.0 de 153 cv e vêm apenas com CVT. A mais que na GLi, há sistema multimídia com GPS e tela sensível ao toque e bancos de couro. Só a Altis tem chave presencial, banco do motorista elétrico e air bags do tipo cortina em adição aos cinco de série.
PRÓS
Motor/Transmissão
Propulsores 1.8 e 2.0 são bem casados com câmbio, que ainda pode simular sete marchas no modo manual.
CONTRAS
Preço
Versão de topo, Altis, sai por elevados R$ 93.730 e não acrescenta muito em relação à intermediária, XEi.