A Kia revelou, no Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos, a reestilização do Seltos, SUV compacto equivalente ao Hyundai Creta – feito em Piracicaba (SP). O modelo já esteve no Brasil, no último Salão de São Paulo, em 2018. Entretanto, não veio para cá.
Nesta atualização, prevista para estrear no primeiro semestre de 2023, a marca sul-coreana fez uma reforma profunda que altera bastante o visual externo e interno do SUV. As mudanças ficaram interessantes, mas dificilmente o Seltos virá ao Brasil na atual geração. Isso porque não dispõe de versão eletrificada na gama, e a Kia não vai mais vender no Brasil modelos apenas a combustão. Uma decisão estratégica do grupo Gandini, importador oficial no País.
Visual
Entre os destaques, o Seltos 2024 vem com nova grade que, além de maior, tem detalhes iluminados com LEDs. O para-choques dianteiro é novo e exibe entradas de ar maiores, que agora abrigam os faróis de neblina com formato vertical.
Uma novidades é a versão X-Line, com aparência mais robusta. Nela, por exemplo, as caixas de rodas têm apliques plásticos, bem como rack de teto e rodas de liga leve de 18″ com desenho mais esportivo. Na traseira, o Kia Seltos recebeu modificações no para-choques, mas são as lanternas que se sobressaem, unidas por um filete de LEDs que atravessa a tampa.
Do lado de dentro, o SUV vem com um cluster que combina as telas do quadro de instrumentos e a multimídia, ambas com 10,25 polegadas. Ademais, a lista de equipamentos incluí porta traseira elétrica, bancos dianteiros ventilados e atualizações Over The Air (“pelo ar”).
Por fim, o Seltos passa a contar com novos sistemas de assistência à condução. Assim, ganha frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, por exemplo. Tem, ainda, alertas de ponto cego e de limite de velocidade inteligente. Nas versões mais caras, tem controle de cruzeiro adaptativo e alerta de tráfego cruzado traseiro.
Motor atualizado
Debaixo do capô dianteiro, nada de mudanças. O SUV compacto continua com o motor 2.0 a gasolina de quatro cilindros e capaz de gerar 149 cv nas versões de entrada. O torque chega a 18,3 mkgf e o câmbio é automático CVT, com opção de tração nas quatro rodas.
Enquanto isso, as versões mais caras usam o novo 1.6 turbo com 200 cv. Este ganhou 20 cv em relação ao motor usado no Sportage. Os modelos com turbo trocam o atual câmbio de dupla embreagem e sete marchas por uma nova transmissão de oito velocidades.
A Kia não fala sobre a vinda do SUV ao Brasil. Mas, quem sabe a marca sul-coreana acrescente ao portfólio uma opção eletrificada com o conjunto híbrido à do Sportage. Apenas isso poderá carimbar o passaporte do SUV para cá. Com o motor turbo aliado a uma unidade de 48 volts, o Seltos chegaria importado em versão híbrida leve. Resta aguardar.