Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

21/11/2022 - 5 minutos de leitura.

Creta da Kia, SUV Seltos recebe reestilização, mas não vem ao Brasil

Novo Kia Seltos estreia no Salão de Los Angeles com visual e mecânica renovados, mas sem opção híbrida, o que deixa o SUV distante do Brasil

Kia Seltos é desenvolvido na mesma plataforma do Hyundai Creta Crédito: Kia/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A Kia revelou, no Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos, a reestilização do Seltos, SUV compacto equivalente ao Hyundai Creta – feito em Piracicaba (SP). O modelo já esteve no Brasil, no último Salão de São Paulo, em 2018. Entretanto, não veio para cá.

Nesta atualização, prevista para estrear no primeiro semestre de 2023, a marca sul-coreana fez uma reforma profunda que altera bastante o visual externo e interno do SUV. As mudanças ficaram interessantes, mas dificilmente o Seltos virá ao Brasil na atual geração. Isso porque não dispõe de versão eletrificada na gama, e a Kia não vai mais vender no Brasil modelos apenas a combustão. Uma decisão estratégica do grupo Gandini, importador oficial no País.


Leia Mais


Visual

Entre os destaques, o Seltos 2024 vem com nova grade que, além de maior, tem detalhes iluminados com LEDs. O para-choques dianteiro é novo e exibe entradas de ar maiores, que agora abrigam os faróis de neblina com formato vertical.

Continua depois do anúncio

Kia/Divulgação

Uma novidades é a versão X-Line, com aparência mais robusta. Nela, por exemplo, as caixas de rodas têm apliques plásticos, bem como rack de teto e rodas de liga leve de 18″ com desenho mais esportivo. Na traseira, o Kia Seltos recebeu modificações no para-choques, mas são as lanternas que se sobressaem, unidas por um filete de LEDs que atravessa a tampa.

Do lado de dentro, o SUV vem com um cluster que combina as telas do quadro de instrumentos e a multimídia, ambas com 10,25 polegadas. Ademais, a lista de equipamentos incluí porta traseira elétrica, bancos dianteiros ventilados e atualizações Over The Air (“pelo ar”).


Kia/Divulgação

Por fim, o Seltos passa a contar com novos sistemas de assistência à condução. Assim, ganha frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, por exemplo. Tem, ainda, alertas de ponto cego e de limite de velocidade inteligente. Nas versões mais caras, tem controle de cruzeiro adaptativo e alerta de tráfego cruzado traseiro.

Motor atualizado

Debaixo do capô dianteiro, nada de mudanças. O SUV compacto continua com o motor 2.0 a gasolina de quatro cilindros e capaz de gerar 149 cv nas versões de entrada. O torque chega a 18,3 mkgf e o câmbio é automático CVT, com opção de tração nas quatro rodas.


Kia/Divulgação

Enquanto isso, as versões mais caras usam o novo 1.6 turbo com 200 cv. Este ganhou 20 cv em relação ao motor usado no Sportage. Os modelos com turbo trocam o atual câmbio de dupla embreagem e sete marchas por uma nova transmissão de oito velocidades.

A Kia não fala sobre a vinda do SUV ao Brasil. Mas, quem sabe a marca sul-coreana acrescente ao portfólio uma opção eletrificada com o conjunto híbrido à do Sportage. Apenas isso poderá carimbar o passaporte do SUV para cá. Com o motor turbo aliado a uma unidade de 48 volts, o Seltos chegaria importado em versão híbrida leve. Resta aguardar.


Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Notícias

Novo HR-V reestilizado ganha patentes no Brasil e será híbrido flex

Segredos

Caoa Chery Tiggo 7 terá versão híbrida plug-in como a do Tiggo 8

Notícias

Omoda E5 elétrico é registrado no Brasil e estreia no 2º semestre

Notícias

Kia EV6 muda de visual por fora e por dentro

OFERTA EXCLUSIVA

Hyundai Creta Action 1.6

Ver agora