21/09/2013 - 5 minutos de leitura.

Crossover XV é um aventureiro urbano

Subaru importado do Japão tem preço de R$ 99 mil e motor boxer a gasolina de 155 cv

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Tião Oliveira

A Subaru partiu do Impreza para criar o XV, crossover que preserva as qualidades do sedã e tem como apelo a “aventura urbana”, como apregoa a fabricante. Tabelado a R$ 99 mil, o modelo importado do Japão tem, como destaque, o ótimo conjunto mecânico, formado por motor quatro-cilindros, boxer, a gasolina, de 155 cv, câmbio CVT e tração integral permanente.

Continua depois do anúncio

No visual, o XV mantém a identidade da linha da qual deriva. Exceto pela parte inferior do para-choque e as molduras dos faróis auxiliares, a dianteira é praticamente igual à da “família” Impreza. O mesmo ocorre com a traseira e o interior, que é amplo e acomoda quatro adultos com bastante conforto.

Ser um “Imprezão” não é um demérito. Nas ruas, o Subaru chama bastante a atenção – além de ser muito raro, o crossover tem visual bem invocado.

Com 4,45 metros de comprimento e 1,78 metro de largura, o XV tem dimensões próximas às de um Cobalt – no sedã da Chevrolet são 4,48 metros e 1,73 m, respectivamente. Na altura, o modelo japonês está mais para perua do que para utilitário-esportivo. Ele é 6 cm mais baixo que um Ford EcoSport.


Já os 2,63 metros de distância entre-eixos, deixam área de sobra para as pernas de quem vai atrás. Mesmo com os bancos dianteiros recuados, passageiros com mais de 1,8 metro não se sentirão apertados.

Não à toa, os veículos da Subaru são chamados de “carros de engenheiro”. Seja na cidade ou em trechos rodoviários, o XV é muito bom de guiar.

A direção, com assistência elétrica é firme, sem ser pesada. Graças a recursos como regulagem de altura e profundidade do volante, é fácil encontrar a melhor posição de guiar, que está mais para um utilitário-esportivo que para uma minivan.


O motor de cilindros contrapostos gera 20 mkgf e consegue mover o carro, que pesa mais de 1.400 quilos, a contento. Parte dessa agilidade é creditada à transmissão de relações continuamente variáveis, que permite fazer trocas rápidas de marcha. E sem trancos.

As suspensões são calibradas na medida certa entre a rigidez e o conforto. Combinadas aos pneus 255/5 R17, filtram bem as irregularidades e mantém o XV firme em curvas, sem grandes oscilações da carroceria.

O senão é o porta-malas, que acomoda as bagagens de um casal e dois filhos com tranquilidade apenas em viagens curtas. Com 310 litros de capacidade, tem volume semelhante ao do bagageiro de modelos compactos, como o Citroën C3.


Notícias relacionadas

Avaliação

VW Tiguan Allspace R-Line é bom, mas podia ser melhor; veja o vídeo

Avaliação

Aceleramos: Jeep Commander Blackhawk é SUV esportivo para sete pessoas apressadas

Avaliação

Avaliação: Renault Duster 2024 ganha itens, mas consumo é ruim; veja o vídeo

Avaliação

Vídeo: veja tudo o que mudou no Chevrolet Spin 2025 de 7 lugares

OFERTAS 0KM
Consulte condições.

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

Consulte condições.

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

VER TODAS AS OFERTAS