21/10/2015 - 5 minutos de leitura.

DeLorean do ‘De Volta 2’ chega hoje

Andamos em um DMC-12 igual ao de ‘De Volta Para o Futuro 2’, no qual o cupê viaja no tempo até 21/10/2015

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Quarta-feira, 21 de outubro de 2015. Às 16h29, Doc. Brown (interpretado por Christopher Lloyd), Marty McFly (vivido por Michael J. Fox) e Jennifer (papel de Elisabeth Shue) chegam ao futuro, na cidade de Hill Valley, na Califórnia, EUA, no segundo filme da trilogia “De Volta Para o Futuro”. A trupe surge após um estrondo, seguido pela aparição de um rastro de fogo na rua, a bordo de uma máquina do tempo movida a plutônio e construída a partir de um DeLorean DMC-12.

Se a vida imitasse a arte, a cena memorável estamparia todos os jornais e sites hoje. Mas a viagem ficou na cabeça dos idealizadores da trilogia e não há carros voadores. No máximo, rodam “sozinhos” nos testes das montadoras.
Mas isso não quer dizer que os veículos não tenham evoluído desde que a fita (agora são arquivos digitais) foi lançada, em 1989. Houve várias evoluções e outras tantas estão por vir.

Continua depois do anúncio

O filme dirigido por Robert Zemeckis, que teve produção executiva a cargo de Steven Spielberg, trouxe à tona um carro de linhas “espaciais”, criadas pelo renomado designer Giorgetto Giugiaro a pedido de John DeLorean.O fundador da marca que leva seu sobrenome queria fazer um esportivo de aço inoxidável escovado com portas do tipo “asas de gaivota”, solução lançada no Mercedes-Benz 300 SL, de 1954. Os US$ 300 milhões necessários ao projeto vieram de investidores interessados no potencial da nova fabricante norte-americana.

Apesar disso, as cerca de 8 mil unidades do DMC-12 foram feitas de 1981 a 1983, na Irlanda do Norte, que ofereceu benefícios fiscais para a fábrica.Caro, lento e com acabamento simples, o carro nunca vendeu bem, mas ganhou fama com a chegada da franquia.

Vivendo o sonho.Não foi preciso ir a 88 mph (cerca de 140 km/h) ou ativar o “capacitor de fluxo” para ter a sensação de ir ao futuro ou voltar ao passado em um DeLorean. Bastou rodar com o modelo de 1981 do empresário Edgard Gianullo.


Entrar no carro requer contorcionismo. Apertado mesmo para duas pessoas, o DMC-12 tem teto baixo, visibilidade traseira nula e janelas laterais diminutas. A falta de assistência à direção dificulta as manobras e prejudica a missão de encarar curvas. O DeLorean está longe de ser bom de guiar e também da esportividade.

O motor V6 2.8 de 130 cv feito em conjunto por Peugeot, Renault e Volvo não é suficiente para dar agilidade ao cupê. O câmbio manual de cinco marchas longas e com engates imprecisos também não ajuda. Mas todo esse desconforto pode desaparecer. Basta assumir como verdade o slogan da DMC e “viver o sonho”. Mesmo que por um único dia.


Veja mais: detalhes da galeria

Notícias relacionadas

Avaliação

VW Tiguan Allspace R-Line é bom, mas podia ser melhor; veja o vídeo

Avaliação

Aceleramos: Jeep Commander Blackhawk é SUV esportivo para sete pessoas apressadas

Avaliação

Avaliação: Renault Duster 2024 ganha itens, mas consumo é ruim; veja o vídeo

Avaliação

Vídeo: veja tudo o que mudou no Chevrolet Spin 2025 de 7 lugares

OFERTAS 0KM
A partir de R$ 169.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

De R$ 149.990 por R$ 132.990,00

Hyundai Creta Limited Safety

De R$ 86.490,00 por R$ 75.990,00

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 MT

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Safety

R$129.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X PRO

De R$ 137.990 por versões a partir de R$ 123.890 com a valorização na troca do seu usado.

Hyundai Creta New Generation Comfort Plus

VER TODAS AS OFERTAS