Cinco meses após ressurgir na indústria automobilística, a DeLorean encara uma séria acusação de plágio com seu novo esportivo elétrico Alpha 5. O modelo teve sua revelação em março deste ano como uma releitura moderna do clássico DMC-12, cupê que ficou eternizado no filme De Volta Para o Futuro, como a máquina do tempo do Doutor Brown.
Com visual futurista para a época, o DMC-12 (foto acima) protagonizou a trilogia estrelada pelos astros Michael J Fox e Christopher Lloyd. Assim, continua cultuado no mundo inteiro há quatro décadas. Entretanto, o novíssimo Alpha 5, a despeito da inspiração no clássico da DeLorean, tem projeto alegadamente “roubado” da Karma Automotive.
Desde 2014, a empresa pertence ao grupo chinês Wanxiang. Antes, chamava-se Fisker e fabricava o superesportivo híbrido Karma, com tecnologia avançada para a época. Por sinal, até hoje o modelo é tido como o primeiro supercarro de luxo híbrido plug-in, que recarrega em tomadas.
Seja como for, tanto a Karma quanto a DeLorean têm sede atualmente na California (Estados Unidos). E terão longa disputa nos tribunais. Isso porque a alegação da Karma envolve quatro dos mais altos executivos da DeLorean. A fabricante de supercarros alega que os fundadores da DeLorean roubaram sua propriedade intelectual. A empresa trabalhava em um novo supercarro baseado no DMC-12.
Entenda
De acordo com o processo, o quarteto liderava um projeto paralelo do DMC-12 enquanto atuavam na Karma Automotive. Dessa forma, teriam entregue informações de projeto para a DeLorean Reimagined, onde ingressaram posteriormente. Eles argumentam que o DeLorean Alpha 5 não tem nada em comum com o projeto – não realizado – da Karma.
De acordo com a mídia internacional, Joost de Vries, CEO da DeLorean, negou qualquer irregularidade. A princípio, ele afirma que o Alpha 5 foi totalmente criado fora da Karma. Ao San Antonio Express News, de Vries declarou que “o potencial projeto Karma/DMC morreu devido à incapacidade da Karma de financiar ou produzir resultados necessários. Isso inclui até mesmo avanço nas negociações com a DMC”.
Para o executivo, “a DeLorean Motors Reimagined visa algo totalmente novo”. “Por isso, não tem relação com o projeto de réplica de baixo volume. Este carro busca linhagem específica e única. Tudo difere, desde o design e engenharia, até a cadeia de suprimentos e fabricação”, defende o executivo.
Alpha 5 é releitura futurista
Pode parecer pleonasmo, mas não é exagero dizer que o Alpha 5 é uma releitura futurista do DMC-12. O esportivo elétrico surge com visual bem moderno. Inclusive, traz pequenas lembranças do cupê quadradão do início dos anos 1980. O detalhe mais nostálgico são as portas do tipo asa de gaivota, que se abrem para cima. De resto, exibe formas bojudas.
Por enquanto, o Alpha5 não foi totalmente detalhado. Mas alguns são públicos. O tamanho, por exemplo, é próximo ao do Porsche Taycan, também elétrico. O DeLorean é grande, com 4,99 metros de comprimento, 2,04 m de largura e apenas 1,37 m de altura. Mas o entre-eixos de 2,30 metros parece modesto para os quatro assentos (2+2).
Segundo a DeLorean, um destaque é o coeficiente de arrasto (Cx) de 0,23. Ele certamente ajuda no desempenho. O Alpha5 acelera de zero a 100 km/h em 2,99 segundos – ou seja, abaixo de 3 segundos. Já a velocidade máxima prometida é de 250 km/h. Para o CEO Joos de Vries, “o Alpha5 é para pessoas que amam dirigir”.
A montadora também confirmou as especificações do pacote de baterias. Ele terá capacidade robusta de 100 kWh, o suficiente para fornecer autonomia de até 483 km com a carga completa. Por ora, não há detalhes sobre o carregamento, mas imagina-se que o Alpha5 poderá recarregar em estações de alta potência (150 kW ou mais) em período de tempo curto.
Alpha 5 e mais três conceitos
Logo depois de mostrar seu supercarro elétrico, a DeLorean surgiu com outros três veículos. Em julho, a marca publicou imagens de três protótipos de possíveis modelos para o futuro. Um deles é um SUV com aparência moderna e porte robusto. Há também um crossover e um cupê com linhas aerodinâmicas. Nesse sentido, vale dizer que os três veículos dão continuidade ao DMC-24, um carro-conceito do início dos anos 80 que nunca saiu do papel.