Kleber Silva/Reprodução

Depois de hatch esportivo e SUV, Toyota Corolla pode virar picape

Toyota demonstra interesse em entrar no segmento dominado por nomes como Fiat Toro e Chevrolet Montana; veículo só chegaria em 2027

Por Rodrigo Tavares 05 de ago, 2023 · 4m de leitura.

O segmento de picapes compactas-médias (ou intermediárias) é um dos mais aquecidos da atualidade, e a lista de novidades não deixa mentir. A Fiat tem a Toro, a Chevrolet, a Montana, Ford Maverick, Renault Oroch, e mais recentemente chegou ao mercado a Ram Rampage, principal aposta da Stellantis. E a Toyota decidiu que também irá fazer parte deste nicho com um nome para lá de conhecido: o Corolla.

De acordo com o site Automotive News, a fabricante lida com o projeto em fase inicial, ou seja, ele ainda não teve sua aprovado pela diretoria. Na publicação, afirma-se que a picape derivada do Corolla segue sendo uma possibilidade, ainda que seu visual final não esteja definido. Ainda que tenha seu visual aprovado, é possível que o modelo só apareça pelos idos de 2027, e com o visual da próxima geração do Corolla, por exemplo.

Projeção dá uma ideia de como poderia ser o modelo (Kleber Silva/Reprodução)

Na linha da Toyota, o modelo ficaria abaixo da picape média Hilux, permitindo que o modelo encare em pé de igualdade rivais como a Fiat Toro e Ram Rampage, por exemplo. Além disso, pode aproveitar-se a plataforma do Corolla, permitindo que o modelo utilize a construção monobloco em sua carroceria, ao invés de longarinas. 

Toyota Hilux deve receber versão híbrida-leve em breve

hilux 2024 ranking
Toyota/Divulgação

Ainda segundo o site, o modelo tem chances de produção no Mississipi (EUA), onde o Corolla é produzido. No Brasil, caso a produção aconteça, a tarefa poderia estar a cargo da planta de Indaiatuba (SP), onde é feito o sedã no País. Entretanto, planos para uma picape ainda menor da Toyota já existem, como, por exemplo, o protótipo IVM 0, veículo comercial leve que adianta o design de um modelo que está por vir.


O modelo estaria cogitado para ser produzido na Argentina, inclusive com a montadora cotando peças com fornecedores locais. Por fim, enquanto os novos modelos não chegam, a montadora se prepara para a nova geração da Hilux, que deve aparecer na Ásia neste ano. Conforme adiantamos em uma matéria sobre o novo SW4, a picape deve receber um sistema híbrido leve de 48V, aliado ao motor Turbodiesel.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Chevrolet Montana RS: como é a versão esportiva da picape