A Volkswagen vem enfrentando talvez a maior crise da sua história da montadora na Europa, com custos fora dos trilhos, vendas em queda e fábricas fechando. A fase ruim se reflete na gama de veículos da marca, que claramente não conseguiu acompanhar os chineses na corrida tecnológica dos carros elétricos e híbridos. Pois a fabricante alemã vai lançar 9 novos carros até 2027 e uma de suas principais apostas para virar esse jogo é o ID.1.
O modelo será o novo carro de entrada da marca e chega às ruas dentro de dois anos. Há poucos dias, surgiu a primeira imagem do hatch, ainda sombreado e sem revelar o visual. Agora, perfis da Volkswagen nas redes sociais publicaram desenhos (sketches) do modelo, revelando também o visual da traseira. Ali, temos uma clara herança do Volkswagen Up! – o ID.1 terá a tampa traseira de vidro, tal como o popular que teve produção no Brasil.
Futuro popular da Volkswagen será elétrico

Por enquanto, os desenhos e imagens divulgados do Volkswagen ID.1 são conceituais. Ou seja, o hatch pode sofrer alterações até chegar em sua versão de produção. Mas, ao que parece, o modelo tende a manter as linhas simpáticas e descoladas vistas nos sketches. O estilo tem traços sólidos e chapas robustas, que fazem o carrinho parecer parrudo. Como visto no Up!, as colunas traseiras são grossas e os faróis e lanternas ficam totalmente integrados.
O CEO da montadora alemã, Thomas Schäfer, descreve o novo hatch como um “Volkswagen elétrico acessível, de alta qualidade e lucrativo, da Europa para a Europa”. Em uma publicação no LinkedIn, o chefe da VW disse que uma versão conceitual do EV surgirá em março.

O ID. One usará uma versão encurtada da plataforma MEB. Assim, deverá trazer bateria e motor menores, ou até mesmo um único motor elétrico, dada a natureza de modelo de entrada. O hatch elétrico deverá custar a partir de 20 mil euros, o equivalente a cerca de R$ 120 mil – mesma faixa de preço do BYD Dolphin Mini no Brasil.
Dessa forma, o futuro elétrico de entrada da Volkswagen virá abaixo da versão de produção do conceito ID.2all – que deverá se chamar “ID.2”. O novo modelo – também apontado como “novo Polo elétrico” – chegará às lojas europeias já no próximo ano. Entretanto, deverá ter preço por volta de 25 mil euros, aproximadamente R$ 150 mil sem taxas.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!