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Dodge vai revelar seu primeiro esportivo elétrico no dia 5 de março
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Dodge vai revelar seu primeiro esportivo elétrico no dia 5 de março

Charger Daytona elétrico está cada vez mais próximo do lançamento; novo esportivo da Dodge será mais potente que antigos modelos Hellcat

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

06 de fev, 2024 · 4 minutos de leitura.

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Dodge Charger Daytona é visto pela marca como futuro dos muscle cars
Crédito:Dodge/Divulgação

O novo Dodge Charger Daytona, totalmente elétrico, está cada vez mais próximo de ser lançado. Pouco tempo atrás, a marca publicou imagens que pareciam flagras, que davam a entender que sua chegada não estava muito distante. Contudo, a espera está prestes a acabar, e o primeiro esportivo elétrico da marca será revelado no dia 5 de março.

Segundo o site Automotive News, O vice-presidente sênior, Matt McAlear, anunciou detalhes sobre o novo esportivo, onde o novo Charger não estaria focado em autonomia ou baixo coeficiente de arrasto, denominando-o como “a próxima geração de muscle cars”.



Dodge/Divulgação
Dodge/Divulgação

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Entretanto, em relação ao conceito do Charger Daytona, apresentado em 2022, alguns detalhes mudaram. Revelado como um protótipo quase pronto para produção, o modelo teve algumas de suas linhas chamativas atenuadas, bem como espelhos de formato mais convencional, por exemplo.

Contudo, detalhes como os faróis estreitos ao lado da entrada de ar permanecem no modelo, assim como a grande passagem de ar no capô. A traseira também permanece a mesma desde o modelo conceito. Além disso, o nome Daytona foi confirmado. Em termos de desempenho, o modelo promete entregar bons números.

Dodge Charger Daytona pode ter até 900 cv de potência

Dodge/Divulgação
Dodge/Divulgação

Durante o SEMA Show de 2022, a marca revelou que o Charger Daytona “básico” poderia ter 455 cv de potência, e que a variante esportiva Banshee, com dois motores, pode ultrapassar os 800 cv. Rumores não oficiais falam em até 900 cv, por exemplo. Isso faria do novo Charger mais potente que modelos Hellcat a gasolina, por exemplo.

Um mistério que permanece é se motores a combustão equiparão o novo modelo. Por enquanto, a marca não nega e tampouco confirma a opção, entretanto. Seja como for, caso aconteça, espera-se um seis-em-linha de 3 litros de capacidade, biturbo. Contudo, chamariam-se apenas Charger. Com a queda na demanda por elétricos e com a concorrente Ford disposta a manter seus motores V8, não é um horizonte tão distante assim.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.