Com estreia marcada para os próximos dias, o Dolphin Mini já está sendo distribuído para as concessionárias da BYD pelo Brasil. É o que mostram os flagras do site Falando de Carro, feitos por Danilo Oliveira.
O burburinho em torno do compacto é por conta de seu preço, já que deverá custar cerca de R$ 100 mil. É um valor bastante competitivo e, por isso, pode ameaçar até modelos a combustão de marcas mais tradicionais, como Volkswagen Polo e Hyundai HB20, por exemplo. De olho na concorrência, a Renault baixou o preço do Kwid E-Tech de R$ 149.990 para R$ 99.990.
Fotografado sem disfarces em uma cegonha, é possível notar mais detalhes do modelo, que começa a ser vendido na próxima semana. Entre eles está o fato de que o Dolphin Mini terá capacidade apenas para quatro passageiros, como vemos na imagem acima. Isso porque não há apoio de cabeça central, um item de segurança obrigatório no País.
O que já sabemos sobre o Dolphin Mini
Na realidade, o carro foi lançado em outros mercados como Seagull (gaivota) como parte da linha Ocean da BYD. Também fazem parte o Dolphin (golfinho), o Seal (foca) – vendidos no Brasil – e o mais novo Sea Lion (leão marinho), apresentado no fim do ano passado. Mas aqui o compacto elétrico será batizado de Dolphin Mini para pegar carona no sucesso do irmão Dolphin, o elétrico com mais emplacamentos por aqui em 2023.
Em termos de tamanho, o Dolphin Mini tem 3,78 metros de comprimento, 1,71 m de largura e 1,54 m de altura e 2,50 m de entre-eixos. Já a lista de equipamentos terá itens como direção elétrica com regulagem de altura e profundidade, controle de velocidade de cruzeiro – sem ACC – e faróis e lanternas de LEDs. As rodas de liga leve têm 16 polegadas e há seis airbags.
Por dentro, o carrinho terá a famosa tela giratória da BYD. Mas, desta vez, com 10,1” (são 12,8” no Dolphin), além de conexão para Android Auto e Apple CarPlay. O quadro de instrumentos deve ser um pouco maior e chegar a 7”.
Versões e motorização
Apesar de a BYD ainda não confirmar as especificações técnicas por ora, o Dolphin Mini deve chegar em duas versões. A primeira traz um motor elétrico de 55 kW alimentado por bateria de 30 kWh que gera 75 cv de potência. Nesse caso, a autonomia (no generoso ciclo chinês, que fique claro) chega a 305 km.
Por sua vez, a segunda terá motor elétrico de 75 kW com bateria de 38,8 kWh, capaz de entregar 102 cv. O alcance, nas mesmas condições, chega a 405 km, de acordo com a montadora. A velocidade máxima é de 130 km/h.
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