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Renault muda estratégia e anuncia Kwid elétrico por R$ 99.990
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Renault muda estratégia e anuncia Kwid elétrico por R$ 99.990

Modelo elétrico de entrada da Renault, Kwid E-Tech acumula mais uma baixa no preço, agora de R$ 50 mil sobre seu último valor

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

08 de fev, 2024 · 3 minutos de leitura.

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Kwid
Hatch elétrico da Renault baixou de R$ 149.990 para R$ 99.990; Kwid Outsider 1.0 flex sai por R$ 78.430
Crédito:Diogo de Oliveira/Estadão

Em um comunicado à imprensa, a Renault anunciou ontem (7), que o Kwid E-Tech, versão elétrica do modelo mais barato da marca, sofreu outra queda no preço. Agora, o modelo custa R$ 99.990, e torna-se o modelo elétrico mais barato do País. Entretanto, o elétrico já acumula três quedas no valor, onde seu último preço, em agosto do ano passado, era de R$ 149.990. 

Primeiro a custar menos de R$ 100 mil, deixa uma distância maior para outro rival, o JAC E-JS1, que custa R$ 126.990. Contudo, o anúncio pode estar relacionado à chegada do BYD Dolphin Mini, que beneficiado pelo sucesso do irmão maior, pode atrapalhar as vendas do elétrico da Renault.



DIOGO DE OLIVEIRA/ESTADÃO
DIOGO DE OLIVEIRA/ESTADÃO

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“Efeito Dolphin” movimenta o mercado mais uma vez

Relatos dão conta de que o futuro novo modelo de entrada da BYD partirá dos R$ 99.800, valor bastante competitivo, e menor do que o cobrado pela marca francesa, por exemplo. Oferecendo uma proposta menor do que o irmão Dolphin, leva quatro pessoas e tem menos recursos, mas pode tomar compradores de elétricos como o Kwid E-Tech e Caoa Chery iCar.

Elecars.uz/Divulgação
Elecars.uz/Divulgação

O chamado “efeito Dolphin”, que agora chega aos subcompactos elétricos, começou no ano passado com o modelo da BYD, que provocou a queda nos preços das concorrentes. A estratégia deu certo, e o compacto elétrico registrou boas vendas em 2023. Além disso, atingiu o trigésimo lugar entre os 50 modelos mais vendidos em janeiro deste ano, por exemplo.


Seja como for, enquanto o Dolphin Mini não chega, o Kwid E-Tech segue sendo o elétrico mais barato do Brasil. O subcompacto oferece o motor de 65 cv e 11,5 mkgf, com bateria de 26,8 kWh. Segundo o Inmetro, tem alcance elétrico de 185 km. Contudo, a briga por alcance deverá ser disputada, uma vez que o modelo chinês tem bateria de 30 kWh.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.