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Hyundai Casper é rival do BYD Dolphin Mini e está em fase final de testes
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Hyundai Casper é rival do BYD Dolphin Mini e está em fase final de testes

Micro SUV da Hyundai já é vendido em mercados asiáticos com versão a combustão, e versão elétrica deve chegar na Europa ainda esse ano

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

18 de fev, 2024 · 4 minutos de leitura.

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Hyundai Casper elétrico já está em fase final de testes
Crédito:Vroom.be/Reprodução

A versão elétrica do compacto Hyundai Casper já está em fase final de testes. O micro SUV da marca coreana já é vendido na Ásia em alguns países, mas com motor a combustão, por exemplo. O modelo foi flagrado em testes sob frio extremo, com temperatura abaixo dos −30 °C.

Assim, a opção elétrica do Casper é esperada para chegar à Europa em 2024, e terá como rival um modelo já vendido no Brasil: o Dacia Spring, por aqui chamado de Renault Kwid E-Tech, atualmente o elétrico mais barato do País. No futuro, outro competidor estará no encalço do compacto: o Citroën C3 elétrico, bastante aguardado por lá.



Vroom.be/Reprodução
Vroom.be/Reprodução

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Entretanto, não se tem notícia se o modelo virá ao Brasil, ao menos este ano. Contudo, caso apareça, terá como forte concorrente outra novidade: o BYD Dolphin Mini, prestes a chegar ao mercado, e com preço abaixo dos R$ 100 mil. Uma briga interessante pelo páreo entre os modelos elétricos mais baratos do País, por exemplo.

Micro SUV da Hyundai busca espaço entre elétricos compactos na Europa

O mini SUV mede 3,60 metros de comprimento, com 2,40 m de distância entre-eixos, 1,59 m de largura, e 1,57 m de altura. As medidas atuais do modelo devem permanecer as mesmas, uma vez que a variante elétrica do Casper usa a mesma plataforma do modelo a combustão, por exemplo. O que muda mesmo são detalhes entre as duas versões.

Vroom.be/Reprodução
Vroom.be/Reprodução

A grade dianteira deve ser fechada, uma vez que não há necessidade de muita ventilação, pois não há motor, abandonando o formato colmeia original. O conjunto pneus e rodas deverá ser diferente, oferecendo menos resistência de rodagem, e priorizando o alcance elétrico do modelo.

Seja como for, ainda não há informações sobre que conjunto moverá o carrinho. Publicações europeias especulam algo entorno dos 200 km de alcance elétrico, e outros meios falam em quase 400 km, o que de fato é interessante. Contudo, não se tratam de informações oficiais, dificultando a análise.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.