As vendas de carros elétricos em 2023 continuam surpreendentes, sobretudo após o lançamento do BYD Dolphin no País em junho. O hatch importado da China elevou o patamar de vendas de veículos a bateria (BEVs), com uma média mensal impressionante. Por exemplo, apenas em outubro foram 1.366 emplacamentos do “golfinho”, segundo dados da ABVE – Associação Brasileira do Veículo Elétrico. Dessa forma, na soma de todos os modelos, foram 2.370 unidades.
Para dimensionar o resultado, o total de outubro corresponde, assim, a uma alta de 29,5% sobre setembro. Já no acumulado de 2023, o crescimento é de 272% nas contas da ABVE. Ou seja, as vendas de carros elétricos estão próximas de triplicar neste ano. Aliás, vale dizer que o número não incluí os veículos híbridos, um mercado que também só cresce no Brasil. Estes somaram 7.167 unidades entre híbridos leves (MHEV), HEV e PHEV, que recarregam em tomadas.
Vendas de eletrificados por segmento:
- Híbridos Plug-In (PHEV) – 3.439 unidades (36%)
- Elétricos (BEV) – 2.370 unidades (25%)
- Híbridos flex – 2.202 unidades (23%)
- Híbridos gasolina/diesel – 1.526 unidades (16%)
Dolphin vende 10 vezes mais que XC40
Guardadas as proporções, impressiona o desempenho do BYD Dolphin em outubro. Por exemplo, o hatch elétrico da montadora chinesa vendeu 10 vezes mais que o Volvo XC40, que foi o BEV mais emplacado do País no 1º semestre. Outro que continua em destaque é o SUV Yuan Plus, também da BYD. Além dos três, o “top 5” de outubro fecha com o Volvo C40 e o BMW iX1, que também chegou ao País no meio do ano.
Os 15 elétricos mais vendidos de outubro:
- BYD Dolphin – 1.366
- BYD Yuan Plus – 215
- Volvo XC40 – 133
- Volvo C40 – 119
- BMW iX1 – 62
- Mini Cooper SE – 60
- Renault Kwid E-Tech – 55
- Renault Megane E-Tech – 29
- Porsche Taycan – 26
- Peugeot e-Expert – 25
- JAC e-JS 1 – 23
- Ford Mustang Mach-E – 20
- BMW iX3 – 19
- Caoa Chery iCar – 17
- Audi Q8 e-Tron Sportback – 14
- Audi Q8 e-Tron – 14
Fonte: ABVE
BYD e GWM decolam no Brasil
As duas duas montadoras estão mudando a história dos carros chineses no Brasil neste ano. Ambas estrearam aqui em 2021, mas a BYD já atuava com veículos comerciais. Entretanto, agora chamam a atenção dos consumidores com híbridos e elétricos bem construídos, cheios de tecnologia e com preços competitivos.
Pois, segundo dados da Fenabrave, as duas já aparecem à frente de marcas premium como Audi, Mercedes-Benz e Volvo, por exemplo. No ranking de outubro, foram 2.732 emplacamentos da BYD e 1.450 da GMW. Assim, no acumulado de 2023, a primeira soma 8.822 unidades enquanto a segunda tem 7.324 modelos. Dessa forma, ocupam a 17ª e a 18ª posições entre as 20 marcas que mais venderam no País neste ano, respectivamente.
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