Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

29/08/2023 - 4 minutos de leitura. Atualizado: 30/08/2023 | 9:03

Elétrico BYD e2 tem preço de Onix, tamanho de Golf e pode ser nacional

Antes voltado apenas para taxistas no mercado chinês, BYD e2 agora é vendido ao público no país asiático e pode ser produzido na fábrica da marca em Camaçari

Modelo tem iluminação por LEDs e ar-condicionado digital entre os itens de série Crédito: BYD/Divulgação

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O complexo da BYD, em Camaçari (BA), terá sua primeira parte concluída já no ano que vem. Por lá, haverá montagem de carros de passeio, veículos comerciais e baterias, bem como um centro de pesquisa e desenvolvimento, em Salvador, capital baiana. Mas além de planejar a tecnologia híbrida movida a etanol e produzir o hatch elétrico Dolphin e o SUV híbrido Song Plus, a marca ainda pode ter mais uma carta na manga: o hatch e2.


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A fábrica, que terá capacidade produtiva de 150 mil unidades/ano – a terceira maior planta de produção de carros de passeio da BYD, atrás da China e Tailândia – tem no e2 um forte candidato a produção nacional. Afinal, o segmento de hatches compactos é o segundo maior do mercado brasileiro – atrás dos SUVs. Na prática, faz mais sentido produzi-lo, até porque o Seagull, já registrado no INPI (leia aqui) tem tamanho compacto – ao estilo JAC e-JS1 e Renault Kwid – o que não atrai tanto o público local. A fabricante, cabe mencionar, não confirmou planos de produção do e2 no Brasil até o momento.

JAC e-JS1 concorre no segmento de compactos elétricos (JAC Motors/Divulgação)
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Que carro é esse?

O BYD e2, após leve reestilização, começou a ser vendido para o público chinês em março. Já disponível no país desde 2019, o hatch era voltado exclusivamente para taxistas. Em síntese, embora tenha porte de Volkswagen Golf, com seus 4,26 metros de comprimento, o hatch tem jeitão de Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Volkswagen Polo e companhia – todos, com tamanho entre 4 m e 4,16 m. Na China, tem preço de R$ 80 mil, em média. São duas versões de acabamento.

Hatch herda traços do irmão SUV Yuan Plus (BYD/Divulgação)

Mecânica e aparência

Para se mover, conta com motor elétrico, posicionado no eixo dianteiro, de 95 cv e 18,3 mkgf de torque. A bateria (feita com íons de lítio) de 43,2 kWh fornece autonomia para até 405 km com a carga completa. O visual dianteiro do e2 em nada lembra os irmãos. Já a parte traseira herda detalhes do SUV Yuan Plus, principalmente pelas lanternas e pelo formato da coluna C. No interior, tem central multimídia com tela flutuante e rotativa (como em todos os modelos da marca) e o mesmo volante do irmão maior.


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