O Volkswagen ID.4, lançado nesta semana, gerou tanto interesse na clientela que, por conta do alto número de reservas, o site oficial da marca nos EUA saiu do ar. Isso porque o carro elétrico só chega às mãos dos compradores entre o fim deste ano e o começo de 2021. E não é só isso. Também pertencente ao grupo Volkswagen, a Porsche está nadando de braçada. O recém-lançado Taycan acaba de se tornar o modelo mais vendido da marca na Europa.
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No caso do ID.4, a Volkswagen chegou a pedir desculpas (pela falha no sistema) por meio de redes sociais. Horas depois, a marca postou novo comunicado anunciando o retorno do programa de vendas. A taxa de US$ 100 (R$ 550), era reembolsável. Cabe salientar que o ID.4 First, com pacote de itens exclusivos, já se esgotou – mesmo custando mais de US$ 40 mil (R$ 220 mil em conversão direta, sem taxas). O elétrico tem 204 cv e é alimentado por uma bateria de 77 kWh. A autonomia declarada é de 520 km.
No mais, o SUV – que tem 21 centímetros de altura em relação ao solo – mede 4,58 metros de comprimento. O porta-malas tem capacidade para 543 litros de bagagem. A marca informa que até os 100 km/h são gastos 8,5 segundos. E a velocidade máxima é de 160 km/h.
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Mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, quando várias pessoas perderam renda mensal, e várias empresas quebraram, a Porsche foi na contramão e está vendendo como nunca. Só no primeiro semestre do ano, a marca vendeu mais unidades do 911 do que no ano anterior.
De acordo com a marca, isso se deve aos novos produtos. O Porsche 911 Turbo e o próprio Taycan foram os principais responsáveis pelo feito. Este último, aliás, no mês de agosto, ultrapassou os irmãos Panamera e até o SUV Cayenne. Foram vendidas 1.183 unidades do esportivo elétrico no mês passado, na Europa.
Outros números dentro da Volkswagen
Se você se surpreendeu porque a chegada do ID.4 quebrou a internet, cabe relembrar que o ID.3 trouxe nova clientela à Volkswagen. No comecinho do mês passado, 85% das reservas feitas para o hatch recém-lançado vieram de novos clientes. A marca aponta que, das 37 mil reservas, cerca de 31.500 foram de pessoas que nunca tiveram um VW na vida. O modelo, aliás, superou o Golf e se tornou o carro mais vendido no varejo, na Alemanha.
“O ID.3 se destacou com uma população que é mais jovem do que a média do consumidor da VW, que é de aproximadamente 58 anos”, destacou, Jürgen Stackmann, à epoca chefe de vendas da marca VW dentro do grupo. O executivo afirmou também que e-Golf e e-Up! (as versões eletrificadas dos respectivos modelos) também já estavam esgotados.
Desde que o caso do Dieselgate veio à tona, o Grupo VW está focado em acelerar o processo de eletrificação em sua gama de modelos. Até mesmo para evitar multas por parte da União Europeia. Houve imposição de rígidos limites de emissões de poluentes às fabricantes locais.
O objetivo da empresa é superar a Tesla – que emplacou 90 mil carros no último trimestre – e se tornar a maior fabricante de carros elétricos no mundo. A pretensão é grande, mas em meio ao atual cenário de incertezas, nada é impossível.