Em janeiro, o Cruze ultrapassou o Civic

Historicamente, o Civic é o vice-líder de vendas, atrás do Corolla, mas no mês passado o sedã da Honda caiu para o terceiro lugar

corolla civic cruze jetta
Tudo embaralhado: em janeiro, o Toyota Corolla manteve a liderança, mas o Chevrolet Cruze ultrapassou o Honda Civic, enquanto o Volkswagen Jetta caiu muito Crédito: Felipe Rau/Estadão

O segmento de sedãs médios tem vivido uma monotonia mês após mês, ano após ano. O Toyota Corolla é sempre o mais vendido, seguido (de longe, ultimamente) pelo Honda Civic. Depois (bem atrás), vêm os demais. Esse quadro não se alterou nem mesmo no ano passado, quando o Corolla mudou de geração. Mas o balanço de janeiro da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, Fenabrave, trouxe ao menos duas novidades: o Cruze tirou do Civic a vice-liderança, pelo menos momentaneamente. E a vendas do Volkswagen Jetta despencaram.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

 

Em comum, todos os sedãs médios registraram queda nas vendas, em relação a dezembro. Isso ocorre porque tradicionalmente as vendas costumam ser melhores no último mês do ano. Nessa época, os compradores estão com mais dinheiro nas mãos, por causa de 13º salário e – muitas vezes – férias.

A novidade é que o Chevrolet Cruze teve 1.739 unidades emplacadas, mais do que as 1.589 vendas registradas do Honda Civic. Normalmente, o Cruze ocupa a terceira posição nas vendas.

Enquanto o Civic caiu um pouco, o Jetta despencou

Além da troca de posição entre os dois, o Jetta chamou a atenção pelo tamanho do tombo de um mês para outro. Ante as 724 unidades em dezembro, o sedã teve apenas 278 modelos vendidos em janeiro, queda de 61,6%.



A partir daí, não há mais grandes novidades. O Nissan Sentra ficou na quarta posição, com 195 unidades emplacadas. O novato Kia Cerato, que foi lançado no ano passado, aparece em quinto lugar, mas bem distante, com 78 unidades. Logo na sequência veio o Citroën C4 Lounge, com 74 modelos vendidos.

Onix Plus foi o segundo colocado no ranking geral

Ainda falando sobre sedãs, mas em outra categoria, um dos grandes destaques do mês foi o Onix Plus, que pelo segundo mês seguido ocupou a segunda posição entre os mais vendidos no ranking geral.

+ Os 20 carros mais vendidos em janeiro

O modelo derivado do Onix teve 8.722 unidades emplacadas em janeiro, volume incomum para um sedã.

Ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais

Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais