Você está lendo...
Empresa transforma poluição do ar em tinta
Tecnologia

Empresa transforma poluição do ar em tinta

Sistema filtra partículas de ar poluído que sairia de escapamentos para produzir tinta preta

13 de fev, 2017 · 2 minutos de leitura.

Publicidade

 Empresa transforma poluição do ar em tinta
Frascos da Air-ink

Uma empresa criada no laboratório de mídia do MIT, nos Estados Unidos, criou um dispositivo que converte a poluição do ar em tinta preta, que pode ser usada em pincéis e canetas desenvolvidas pela própria start-up. A ideia da Graviky Labs é retirar do ar impurezas e transformá-las em algo útil.

O equipamento, chamado Kaalink é capaz de capturar 95% do material particulado que sai dos escapamentos de carros e caminhões, ainda permitindo que os gases saiam normalmente. O dispositivo é acoplado na saída do escapamento.

Publicidade


Usando de processos patenteados pela empresa, o Kaalink consegue produzir até 29 ml de tinta em apenas 45 minutos de uso, o suficiente para encher as canetas que a empresa produz. O material particulado recolhido é filtrado para retirada de metais pesados e cancerígenos.

A tinta produzida, chamada de Air-ink, é preta e a prova de água e vento, similar a vários produtos feitos por métodos convencionais. O Kaaling não é vendido, mas as canetas com a tinta especial podem ser compradas via Kickstarter por cerca de R$ 110. Outros kits com tipos diferentes de canetas e até painéis especiais para pintura também são vendidos pela Graviky Labs.


Deixe sua opinião