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Euro NCAP vai começar a fazer testes de colisão entre carro e moto
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Euro NCAP vai começar a fazer testes de colisão entre carro e moto

Novo teste do Euro NCAP vai colidir veículos de duas e quatro rodas para avaliar efetividade dos sistemas eletrônicos de auxílio à condução

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

04 de dez, 2022 · 3 minutos de leitura.

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Euro NCAP
Motocicletas ajudarão na avaliação do ACC dos automóveis
Crédito:CLAYTON DE SOUZA/ESTADÃO
motos

O Euro NCAP passará a incluir simulações com motocicletas. Os novos testes com critérios atualizados entram em operação a partir de 2026 . A implantação geral se estende gradativamente até 2030. O rigor extra sugerido pelo órgão de segurança veicular europeu tem o intuito de tornar as provas mais próximas as situações reais de trânsito.

De acordo com o Euro NCAP, é necessário não apenas testar os carros em si, mas tudo o que envolve o trânsito cotidiano. A afirmação tem base no aumento das vendas – e de acidentes – de scooters no Velho Continente.

A ênfase principal será o estudo do trabalho dos assistentes eletrônicos. A princípio, o órgão afirma que os testes serão realizados em diversas condições climáticas. Desse modo, o Euro NCAP verificará, também, o reconhecimento de motocicletas por automóveis equipados com sistema de controle de cruzeiro adaptativo. As avaliações serão feitas em diferentes tipos de vias, ou seja, não apenas as expressas, mas também as mais movimentadas.

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Euro NCAP
BMW/Divulgação

Ademais, os resultados dos testes do Euro NCAP servem para que as montadoras possam melhorar seus produtos em relação à segurança, incluindo sistemas e equipamentos de proteção. Dois exemplos de auxílio para motos que podem diminuir drasticamente as estatísticas de acidentes são os freios ABS sensíveis à inclinação e o controle de tração, por exemplo.

Com 25 anos de trabalhos, o Euro NCAP tem forte relevância no mercado europeu, onde os resultados dos testes são ponto de atenção das fabricantes e dos consumidores. Nesse sentido, estampam até mesmo publicidades. Tudo para atrair clientes.


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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.