A Ford F-150 é o veículo mais vendidos nos Estados Unidos há mais de 40 anos. Porém, só agora chega ao Brasil em duas versões e com motor V8 a gasolina do Mustang. Dentre as tecnologias, dá pra ligar a picape grande à distância. Porém, o preço ainda é segredo. Como parte da estratégia da Ford, de lançar o carro a conta-gotas, a tabela só vai ser divulgada na terça-feira, dia 14 de fevereiro.
Seja como for, a julgar pela concorrência, o preço sugerido da nova Ford F150 deve ficar entre R$ 450 mil e R$ 500 mil. A Ram 1500 Rebel, por exemplo, parte de R$ 456.990, em São Paulo, e tem motor V8 a gasolina com potência de 400 cv. No caso da novidade feita nos Estados Unidos, o V8 gera 405 cv.
Segundo a Ford, F-150 tem 5,88 metros de comprimento, 3,69 m de distância entre os eixos e 1,96 m de altura. A caçamba tem capacidade de 1.370 litros e 728 kg. Isso porque, nos EUA, o que importa é quanto a picape pode puxar. A nova Ford pode rebocar 3,5 toneladas. Afinal, os norte-americanos não carregam peso na caçamba. Lá, o mais comum e ver picaponas engatadas em trailers, barcos e carretas.
Diferentemente do Brasil, onde o que importa é a capacidade de carga da caçamba. Para comparação, a Toyota Hilux tem 5,32 m de comprimento, 3,08 m de entre-eixos e 1,81 m. Porém, sua caçamba tem mil litros e pode levar uma tonelada de carga. Porém, a capacidade de reboque é de apenas 750 kg.
Ford F-150 será vendida pela internet
De acordo com a Ford, a F-150 terá o mesmo sistema de vendas no País do Mustang. Ou seja, totalmente online. Além disso, ao menos no lançamento, só será permitida a venda de uma unidade por número de CPF. Quem comprar agora, receberá a picape no prazo de 90 a 120 dias. Seja como for, clientes que já fizeram cadastro no site da Ford terão prioridade na compra do modelo.
Conforme a marca, no Brasil a F-150 Lariat será a opção de entrada. Com visual, digamos, mais esportivo, ela tem grade, rodas de 20 polegadas e revestimentos internos na cor preta. Além disso, traz adesivos alusivos à configuração FX4 na caçamba. Depois, há a F-150 Platinum, penúltima de oito opções à venda nos EUA e que será a de topo no Brasil. Esta abusa dos dos cromados e traz revestimentos de couro na cabine, por exemplo.
Sem definição de volume de vendas
Seja como for, a Ford não revelou o número de unidades que virão no primeiro lote. Tampouco a estimativa de vendas no Brasil. Afinal, se nem o preço revelaram… Aliás, os interessados cadastrados para comprar a nova Ford F-150 terão sete dias para confirmar a compra.
De acordo com executivos da Ford no Brasil, isso tem a ver com a alta demanda pelo modelo nos EUA. Em 2022, por exemplo, foram emplacadas quase 650 mil unidades da linha F naquele país. Ou seja, dois por minuto, considerando o horário de funcionamento das concessionárias.
Concorrência já é pesada
Porém, a Ford F-150 já vai encontrar concorrência pesada no Brasil. A Ram, marca de picapes e veículos comerciais da Stellantis, anunciou o sétimo mês seguido com mais de 500 emplacamentos registrados. Além disso, segundo a Fenabrave, que reúne as associações de concessionárias, a Ram 1500 teve 1.251 vendas no Brasil em 2022.
Ela é rival direta da F-150. Há ainda a Ram Classic, que também entra na briga, com 552 vendas. Ainda em 2023, a Chevrolet Silverado volta ao Brasil. Embora a GM não tenha revelado detalhes, o que se sabe é que a picape grande também terá motor V8 a gasolina. No mesmo sentido, a aposta será em recursos avançados de tecnologia, assim como ocorre com a F-150 e a linha Ram.
Recursos eletrônicos
Nesse sentido, a Ford vai se apoiar no nível alto de assistências ao condutor. Segundo a empresa, a F-150 será um dos veículos mais avançados à venda no Pais. Além disso, a carroceria é toda feita de alumínio. De acordo com a marca, isso torna sua picape resistente, segura e leve.
Além disso, o modelo tem oito air bags e controle da tração integral sob demanda, com definições automáticas de entrega de torque. Porém, o motorista pode fazer ajustes de forma manual. Assim, há oito opções de configuração de respostas do 4×4, além de reduzida e bloqueio eletrônico de diferencial.
Há também controle de permanência na faixa de rolamento e de estabilidade, bem como sensores de ponto cego. Além disso, por meio de um aplicativo de celular dá para programar a partida do motor de forma automática. Assim, é possível deixar o ar-condicionado na regulagem escolhida pelo motorista.
Segundo a Ford, o sistema de conectividade da F-150 é o Synk de quarta geração. Portanto é compatível com Android Auto e Apple Carplay e tem conexão sem fio. Bem como opção de ativar o rastreamento e a localização, entre outras funções.
Na cabine da F-150
A cabine da F-150 é para lá de ampla. Além disso, os bancos de motorista e passageiro têm ajustes elétricos. São dez posições para o primeiro e oito para o carona. Além disso, dá para regular a altura e a profundidade do volante, e os pedais de acelerador e freio. E guardar tudo isso na memória da picape.
Dentre os destaques, os estribos se abrem ao destravar a porta e a tampa da caçamba tem acionamento elétrico para subir e descer. Por sua vez, a manopla de câmbio se recolhe ao pressionar um botão. Se por um lado a solução amplia o espaço interno e cria um mesa de trabalho, por outro é um tanto exagerada. Bastaria substituir a haste por um seletor digital.
Há ainda duas telas de 12″, uma no quadro de instrumentos e outra no sistema de entretenimento. Assim como câmeras e luzes externas de 360 graus. Nichos com chave para guardar objetos dentro e fora da cabine, escada para a caçamba e teto solar também estão no pacote.
F-150 utem motor V8 do Mustang
Apesar de ter quase 5,9 m de comprimento, a Ford F-150 pode ser guiada por motorista com CNH de categoria “B”. Ela é tão grande que sua distância entre os eixos equivale ao tamanho de um Renault Kwid ou de um Suzuki Jimmy, por exemplo. Além disso, o assoalho da caçamba, com 1,70 m de comprimento e 1,52 m de largura, é equivalente a uma cama de casal.
Por fim, a nova picape Ford F-150 será vendida no Brasil com o mesmo trem de força do Mustang. O motor Coyote V8 de 5 litros gera 405 cv de potência e 56,7 mkgf de torque. Ou seja, são 78 cv a menos que no Mustang Mach 1, única versão do esportivo à venda no Brasil, por R$ 566.300.
Segundo a Ford, as respostas da picape são bastante robustas. Ou seja, graças a recursos como o sistema eletrônico de gerenciamento do câmbio automático de 10 marchas, também herdado do Mustang, a picape com peso de cerca de 2,5 toneladas por acelerar de 0 a 100 km/h em pouco mais de 7 segundos.
Portanto, para garantir alimento para esse monstro, o tanque de gasolina tem capacidade de 136 litros. De acordo com a Ford, a autonomia pode chegar a 1.000 km. Assim, a média de consumo ficaria em torno dos 7,3 km/h. Será?