Todos os anos, modelos velhos conhecidos do mercado nacional, já fora de linha, “reaparecem” do nada em links duvidosos e enganam saudosos consumidores Brasil afora. Opala, Omega, Monza… Manchetes com ícones nacionais do passado fazem o leitor a acreditar que seu relançamento pode estar próximo, mas, na verdade, trata-se de uma notícia falsa. Desta vez, o rumor, conforme reportagem da Autoesporte, é o sobre o retorno do Chevrolet Celta.

Descontinuado do mercado brasileiro em 2015, o hatch da GM ressurgiu recentemente em vídeos prometendo chegar às lojas em 2025. Entretanto, as fimagens mostram um Chevrolet Aveo, vendido em mercados como México e China (onde usa o nome SAIC-Wuling 310C), por exemplo. Fabricado no país asiático, não é o sucessor do Celta, e tampouco virá ao Brasil no próximo ano.

Sob o capô, o modelo usa 1.5 aspirado de 110 cv e 13,8 mkgf de torque, com opção de câmbio manual de seis marchas ou automático do tipo CVT, por exemplo. No México, o hatch tem duas opções de acabamento: básica e Black Edition, que conta com visual esportivo. Contudo, vale lembrar que o modelo da Chevrolet dificilmente seria vendido no Brasil.
Chevrolet ‘Celta’ disputaria espaço com hatch Onix

Por aqui, o Aveo acabaria dividindo a mesma clientela do Onix, modelo de entrada da marca, já consolidado no Brasil. Isso, por sua vez, acabaria inviabilizando o projeto de trazer o modelo sino-mexicano ao País. As imagens e vídeos que se espalharam pela internet nos últimos tempos podem ser oriundas da China ou do México, por exemplo.
Seja como for, o “novo Celta” não passa de um exagero, feito para enganar possíveis compradores saudosos do pequeno hatch da Chevrolet. Assim como nomes como Chevette e Kaddet, o Celta não voltará, deixando livre o caminho para o Onix, que em 2025 será reformulado, tornando-se peça central do centenário da marca, comemorado no próximo ano.
O Jornal do Carro também está no Instagram!